Home Top Ad

Filme sobre abolição da escravidão estreia no Curta! no Dia Nacional da Consciência Negra

Share:

Divulgação Canal Curta!
Em novembro, mês em que completa 7 anos, o Canal Curta! apresenta uma programação especial, destacando produções que debatem questões raciais e o passado escravocrata brasileiro. Entre elas, o documentário inédito “A Última Abolição”, de Alice Gomez, que estreia no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro.

O Brasil foi o último país ocidental a decretar o fim da escravidão, e o filme aborda justamente o período que culminou na abolição: a ação dos movimentos abolicionistas, a resistência escrava, o papel das mulheres negras nesse contexto e as discussões que permeavam a elite da época. Embasado pelo depoimento de estudiosos sobre o tema, como os professores Amílcar Pereira (UFRJ), Giovana Xavier (UFRJ) e Ana Flávia Magalhães (UNB), o documentário também explora as consequências da Lei Áurea, logo após sua assinatura e na contemporaneidade brasileira. “A Última Abolição” é uma produção da Gávea Filmes viabilizada pelo Canal Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Quarta do Cinema, dia 20/11, às 22h30.

Yamandu Costa protagoniza episódio inédito da série 'O Milagre de Santa Luzia'

Em sua segunda temporada no canal, a série “O Milagre de Santa Luzia” continua sua pesquisa sobre a cultura popular brasileira. A cada episódio, um artista entra em foco e, nesta semana, é a vez de Yamandu Costa. Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, o violonista mostra sua casa no bairro de Botafogo, e conta que por ali passaram grandes músicos como Guerra-Peixe, Turíbio Santos e os irmãos Assad, fato que ele desconhecia quando comprou o imóvel.

Ele lembra sua infância em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, numa família musical: seus pais tinham uma banda e organizavam saraus em casa. O casal também tinha o costume de receber músicos estrangeiros, sendo um deles o argentino Lucio Yanel, que exerceu grande influência sobre Yamandu em seus anos de formação. A série “O Milagre de Santa Luzia” é uma produção da Miração Filmes, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual, e dirigida por Sergio Roizenblit. Episódio inédito na Segunda da Música, 18/11, às 20h30.