Rivalidades criadas para cantora Gretchen alavancaram o 'bumbum music' nos anos 80

Divulgação Music Box Brazil
O produtor musical argentino, Mister Sam, é também um estrategista. Ele criou rivalidade proposital entre sua principal pupila Gretchen com a cantora Sharon nos anos 1980. Isso para fortalecer a música rebolativa ou “bumbum music”. A trajetória desse que é um dos principais produtores da disco music brasileira será tema do último episódio da série de TV História Secreta do Pop Brasileiro. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, dia 29, às 22h30, no canal por assinatura Music Box Brazil.

Santiago Malnati, codinome de Mister Sam, veio da Argentina para o Brasil em 1973. Antes de se tornar produtor, foi DJ de discotecas famosas em São Paulo. Como contratado da gravadora Copacabana do Rio de Janeiro, lançou coletâneas próprias e teve programa na rádio Excelsior. Em 1978, descobriu que só havia espaço para a disco music nas playlists das FMs e dessa sacada criou seu maior fenômeno de vendas e de popularidade, a cantora Gretchen.

A parceria da dupla, cujo primeiro grande sucesso foi o compacto Dance With Me em 1978, fugia ao senso comum. Em entrevista à série, Gretchen revela que o argentino exigiu que ela não se preocupasse tanto com a qualidade vocal. “Quero que você esqueça que você é uma cantora. Você vai fazer só o que eu mando. Quero que você dê uns gritinhos, que faça uns sussurros, que faça uns gemidos e cante o básico”, lembra a carioca. O jeito de cantar de Gretchen

Mister Sam defendia o argumento de que rivalidades entre divas pop alavancam vendas. Na década de 1980, a dançarina Sharon era caloura do Programa Silvio Santos. Ao assisti-la, Mister Sam decidiu contrata-la, produzindo o single ‘Chacka-Chacka’, com o propósito de criar uma concorrente. O produtor usa uma analogia para explicar a sua estratégia em depoimento à série. “Por que você queria fazer uma rival da Gretchen? Eu pensava assim: o português abre uma padaria aqui, outra aqui em frente e outra aqui por que é burro? Não, é porque a concorrência faz o sucesso e vende mais. Eu queria fazer um movimento de bunda music”, justifica.

A série de TV História Secreta do Pop Brasileiro é baseada no livro Pavões Misteriosos (Editora Três Estrelas, 256 páginas, 2014), escrito por André Barcinski, que assina roteiro e direção da obra audiovisual. Produzida pela Kuarup com narração do cantor e compositor tropicalista Arrigo Barnabé, o filme desvenda em oito episódios temáticos o pop brasileiro das décadas de 1970 e 1980.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato