Home Top Ad

TV Brasil apresenta programação especial na Semana da Consciência Negra

Share:

Divulgação TV Brasil
A partir desta segunda (18), a TV Brasil exibe uma série de atrações temáticas durante a Semana da Consciência Negra. Com o objetivo de refletir e celebrar, a emissora pública traz conteúdos jornalísticos, shows inéditos e produções preservadas no acervo do canal.

O destaque da programação é o especial "Dona Ivone Lara - Um sorriso negro", espetáculo que celebra a vida e a obra da sambista. Com três horas de duração, o musical vai ao ar em duas partes nesta quinta (21) e sexta (22), às 21h30.

Elogiada por público e crítica, a produção gravada com exclusividade pela TV Brasil conta a trajetória da cantora e compositora ao combinar dramaturgia e repertório de clássicos que a saudosa artista deixou como legado. Dona Ivone Lara faleceu aos 96 anos em abril de 2018.

Programas tradicionais da emissora como Sem Censura, Todas as Bossas, Impressões, Caminhos da Reportagem e Recordar é TV também apresentam edições especiais com temas associados à efeméride entre os dias 18 e 22 de novembro, em diversos horários.

Considerada uma das maiores personalidades da dramaturgia brasileira, a atriz Léa Garcia é a homenageada do programa Sem Censura. Aos 86 anos, a veterana esbanja vitalidade no papo com Katy Navarro e Bruno Barros na quarta (20), Dia da Consciência Negra, às 17h.

A produção também recebe a jovem atriz Luana Xavier, neta da querida Chica Xavier, o sociólogo Juca Ribeiro que comenta a busca pela igualdade racial no mercado de trabalho e a cantora gaúcha Lizza Dias.

Astros da cena musical negra do país como Tony Tornado, Arlindinho, Nilze Carvalho e Carlos Negreiros são algumas das atrações que o programa Todas as Bossas apresenta em shows exclusivos e inéditos, de segunda a sexta, sempre à meia-noite.

Para debater os desafios do mercado de trabalho para a população negra, Katiuscia Neri entrevista Nina Silva no Impressões desta segunda (18), às 23h. Ela é uma das criadoras do Movimento Black Money que influencia na transformação da carreira de muitos profissionais.

Já na terça (19), às 21h30, o premiado jornalístico Caminhos da Reportagem investiga casos de discriminação racial no país. A discussão parte de uma campanha para substituir o retrato embranquecido do escritor Machado de Assis por outro que realce os traços de ascendência africana do maior autor brasileiro.

A matéria especial da emissora pública mostra que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população se identifica como preta ou parda. Esses grupos somados são os chamados negros de acordo com a classificação da entidade.

Programa que resgata a memória da televisão brasileira a partir de conteúdos preservados no acervo da emissora pública, o Recordar é TV recupera entrevistas com personalidades como os veteranos Nelson Sargento e Jorge Aragão, além do saudoso Naná Vasconcelos, com edições especiais na quarta (20), quinta (21) e sexta (22), sempre às 23h.

Programação da Semana da Consciência Negra na TV Brasil

Segunda-feira, 18 de novembro
23h00 Impressões – Nina Silva
00h00 Todas as Bossas – Tony Tornado

Terça-feira, 19 de novembro
21h30 Caminhos da Reportagem – Consciência Negra
00h00 Todas as Bossas – Arlindinho

Quarta-feira, 20 de novembro
17h00 Sem Censura – Léa Garcia
23h00 Recordar é TV –Nelson Sargento
00h00 Todas as Bossas – Nilze Carvalho

Quinta-feira, 21 de novembro
21h30 Musical "Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro" – Parte 1
23h00 Recordar é TV – Naná Vasconcelos
00h00 Todas as Bossas – Cheny Wa Gune e Xixel Langa

Sexta-feira, 22 de novembro
21h30 Musical "Dona Ivone Lara – Um Sorriso Negro" – Parte 2
23h00 Recordar é TV – Jorge Aragão
00h00 Todas as Bossas – Carlos Negreiros