Home Top Ad

Vício em internet e videogames é assunto do Viralizando de sábado na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O Viralizando inédito que a TV Brasil exibe às 15h do próximo sábado (9) recebe a recebe a psicóloga Luciana Nunes, fundadora do Instituto Psicoinfo e especialista em Psicologia da Contemporaneidade: comportamento no Mundo Digital e sua influência na realidade presencial e aumentada. Luciana bate um papo com o apresentador Alan Ribeiro a respeito da dependência em internet e em jogos eletrônicos. O vício em videogames passou a constar como distúrbio mental na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) a partir de maio de 2018.

A especialista analisa não apenas sintomas da dependência, mas as causas. Para a psicóloga, os mais propensos a desenvolver um quadro de vício são “pessoas com um perfil de vida de isolamento, com baixa autoestima e pouca habilidade social”, observa.

“Se a pessoa vive e investe todo seu tempo online, ela acaba perdendo algumas habilidades que são importantes, como resolução de conflitos do dia a dia (...) Você tem que resolver seu problema, voltar no dia seguinte e encarar aquela pessoa. Online, não. As pessoas simplesmente deletam, bloqueiam e ficam sem a experiência de habilidades sociais.”

O programa foi gravado na biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio de Janeiro.

Ao ar toda sexta, às 21h15 e com 30 minutos de duração, Viralizando busca ampliar o diálogo com o público jovem e debater o potencial de comunicação, negócios e humor da Internet. Cada episódio traz uma entrevista em estúdio e quadros que trazem um pouco da linguagem da Internet para a televisão.