Home Top Ad

Beleza natural e história que cercam o Forte Duque de Caxias são atração na noite de sexta

Share:

Divulgação TV Brasil
Localizado na zona sul do Rio de Janeiro, o Forte Duque de Caxias é tema da edição inédita de Fortes do Brasil que a TV Brasil exibe às 21h de sexta-feira, dia 6.

O Forte Duque de Caxias está no alto do Morro do Leme, cercado pela mata atlântica, em meio à Área de Proteção Ambiental do Leme (APA/LEME). Ponto estratégico na defesa da Baía de Guanabara, participou de eventos históricos, como os 18 do Forte, quando foi alvejado pelos revoltosos do Forte de Copacabana, e do incidente com o navio alemão Baden.

Apenas uma trilha separa o sítio histórico da praia, do comércio e dos apartamentos do bairro do Leme. Na vista panorâmica, contempla-se toda a orla de Copacabana, Morro do Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Niterói e outras fortificações. O local une cultura, história e proteção ambiental em um único cenário.

Produzido pela TV Brasil, o programa Fortes do Brasil apresenta as fortalezas e fortes mais importantes do país sob perspectivas histórica, geográfica e turística. Por meio de acervo, imagens aéreas e gravações inéditas, a série revela paisagens impressionantes. Entrevistas com pesquisadores se intercalam com depoimentos de profissionais envolvidos com as fortificações.

Com sete episódios de 26 minutos, a primeira temporada destaca o conjunto de fortificações que fizeram a defesa da Baía da Guanabara. No litoral do Rio de Janeiro, esse sistema é formado por dez edificações construídas às suas margens.

Os documentários de Fortes do Brasil são exibidos toda sexta-feira às 21h30 e têm horário alternativo na programação da TV Brasil. A série também pode ser acompanhada aos domingos às 17h30.