Documentário angolano retrata dinâmica de companhia teatral em Luanda

Divulgação TV Brasil
A sessão Cine CPLP apresenta o documentário inédito "Elinga Teatro" nesta segunda (30), às 23h30, na TV Brasil. O filme angolano traça um panorama sobre a companhia de teatro homônima que há 30 anos é um espaço para a promoção das artes cênicas em Luanda, capital do país africano.

Selecionado para a terceira edição do Programa CPLP Audiovisual, o longa de estreia do cineasta Paulo Azevedo em documentários aborda a história do Elinga sob uma perspectiva testemunhal e acompanha o dia a dia de quem o faz existir. A obra retrata o processo de produção, preparação teatral e a evolução da companhia

O documentário mostra que na cidade, os espaços culturais estão escassos e os teatros da era colonial são implodidos para a construção de arranha-céus. Ladeado pelo luxo das novas construções e a miséria dos que vivem nas ruas, o Elinga Teatro resiste com sua sala de espetáculos e segue em sua missão de contar histórias.

Âncora cultural, o Elinga contribui para a expressão de narrativas, na esperança de desenvolver as artes em Angola, estimular a criatividade, a inovação e fomentar o intercâmbio cultural. Uma das poucas companhias com instalações próprias, fica em um edifício do século XIX considerado testemunho histórico do passado colonial.

A eminência da demolição de um dos polos culturais mais ativos do país elevou o Elinga Teatro ao status de mito. A cidade se uniu em prol de sua sobrevivência por meio de manifestações, vigílias e eventos.

O programa CPLP Audiovisual busca estimular o intercâmbio e fomentar a produção audiovisual nos países se língua portuguesa. Integram a iniciativa Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Timor Leste, Guiné Bissau, além de Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.

A mostra de filmes reúne documentários originais produzidos pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) com recortes significativos da realidade dessas nações. A faixa oferece uma ampla visão contemporânea da diversidade cultural, social e política dos países de língua portuguesa no mundo.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato