Home Top Ad

Especialista explica a mediação para solução pacífica de conflitos no Sem Censura de quarta-feira na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
No Sem Censura que a TV Brasil transmite ao vivo às 18h de quarta (4), a apresentadora Vera Barroso recebe a advogada, professora e mediadora de conflitos Úrsula Freitas. A especialista traz detalhes do projeto Como Unir Com Ação (Cuca), em que busca disseminar princípios de comunicação para mediação de conflitos em todas as áreas profissionais e esferas do convívio humano.

O projeto nasceu quando Úrsula, na mesma época em que ocorria seu divórcio, foi diagnosticada com esclerose múltipla. Por dois anos, a advogada lidou de maneira negativa com os conflitos gerados pela separação. A partir dali, resolveu escrever sobre sua experiência e ajudar pessoas em situação de conflito. Ela defende que a comunicação adequada é imprescindível para se evitar o agravamento de uma crise.

Já atuando como mediadora no Cuca, Úrsula desenvolveu ferramentas que foram aplicadas em cenários familiares, empresariais e comunitários.

A mediação é um processo conduzido por um terceiro imparcial que facilita o diálogo entre os envolvidos no conflito, por meio de técnicas de comunicação e negociação. Com elementos da psicologia, do Direito, da antropologia e da sociologia, a técnica é uma solução mais rápida e menos dispendiosa que um processo adversarial, e especialmente adequada para as relações "continuadas no tempo", como as familiares, profissionais, entre vizinhos, acadêmicas etc.

Ainda no programa de quarta, a pedagoga Monica Valadares relata sua experiência enquanto mediadora de conflitos escolares.

Apresentado por Vera Barroso, Bruno Barros e Carol Rocha, o Sem Censura tem uma hora de duração e extensão de 15 minutos no Facebook. A interação com o público se dá via hashtag #semcensura no Twitter, Instagram e Facebook. O programa foi um dos primeiros da TV brasileira a abrir espaço para a participação dos telespectadores, em 1985.