Home Top Ad

Farol da Ilha Rasa, no Rio de Janeiro, é atração de Faróis do Brasil na noite de quarta-feira na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
Na quarta-feira (4), às 21h, a TV Brasil reapresenta o episódio de estreia do programa Faróis do Brasil. A jornalista Tâmara Freire conta a história do Farol da Ilha Rasa, que integra o Arquipélago das Cagarras, litoral do Rio de Janeiro. O episódio mostra a beleza natural das ilhas e revela a história desse monumento, erguido no séc. XIX.

A cerca de dez quilômetros da Praia de Copacabana e com 230 mil metros quadrados, a Ilha Rasa é toda rodeada por pedras íngremes, ou seja, não tem praias. O rádio-farol situado na ilha auxilia a navegação de embarcações que entram e saem da Baía de Guanabara. A série apresenta imagens raras, pois o acesso ao local é restrito.

Inaugurada em 1829, a construção foi um imponente marco para o país e um dos mais importantes elementos da navegação de sua época. O farol ainda é fonte de inspiração para inúmeros cineastas, poetas e músicos.

Em 13 episódios de 26 minutos, Faróis do Brasil revela a histórias e a beleza natural de faróis do país. Em formato de reportagem especial, a série reuniu informações sobre um farol da região Sudeste ou Nordeste em sua primeira temporada. Nos locais, a apresentadora abordou a história do monumento e da cidade onde a construção está situada. Também conversou com moradores, que contam sobre sua ligação com o farol.