Fortes do Brasil encerra temporada de estreia com edição inédita nesta sexta na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
A TV Brasil termina a primeira temporada da produção documental Fortes do Brasil nesta sexta (20), às 21h, com a exibição do sétimo e último episódio inédito sobre o Forte de São Domingos de Gragoatá.

A série produzida pela equipe da emissora pública entrevista estudiosos e pesquisadores que resgatam episódios associados a esse histórico forte que marcaram a memória do país. O programa inclui material de acervo, imagens aéreas e gravações inéditas.

Com ampla visão da Baía de Guanabara, a construção mais conhecida como Forte Gragoatá fica localizada em Niterói, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A fortificação é citada por historiadores como a segunda fortaleza mais antigo da região. Patrimônio da cidade, o Forte Gragoatá está intimamente relacionado ao passado e à identidade de Niterói.

O traçado poligonal da fortificação é irregular por causa do terreno em que se assenta. O Forte Gragoatá possui sólidas muralhas que se estendem sobre o lado do mar.

Do lado da praia, era encravado numa formação rochosa. Em 1909, teve seus limites modificados, com a demolição dessa rocha. Com muros brancos e sólidos, as guaritas ficam no ponto mais elevado da rocha, como que penduradas sobre o mar.

Perspectiva histórica

Construída entre o final do século XVII e o início do século XVIII, a fortificação é um dos principais monumentos na Zona Sul da cidade. Por sua posição estratégica em um recanto próximo à entrada da Baía de Guanabara, o Forte Gragoatá foi conservado sem regularidade, sendo artilhado e desartilhado de acordo com a ocasião.

Na época do ataque de corsários ao Rio de Janeiro em 1711, a fortaleza estava desartilhada e por isso não ofereceu resistência. Reconstruído cerca de um século após sua inauguração, por ordem do Marquês do Lavradio, a fortaleza foi desativada em 1831, voltando a ser ampliada e rearmada em 1863.

O forte teve importante participação na Revolta da Armada, impedindo o desembarque das forças rebeladas na enseada do Gragoatá. Os seus dias de glória aconteceram durante essa disputa em 1893, um dos conflitos mais completos da República no Brasil.

Naquela oportunidade, o Batalhão Acadêmico, um dos que se formou para defender Floriano Peixoto, resistiu atrás de suas muralhas aos bombardeios do cruzador Tamandaré e do encouraçado Aquidabã.

O Forte Gragoatá ajudou Niterói a receber a denominação de Cidade Invicta. Em homenagem a este feito, o espaço passou a ter a designação forma de Forte Batalhão Acadêmico.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato