Terceiro episódio de 'Consciência³' mostra a importância da 'Rede da Vida' e discute o lado tóxico do antropocentrismo

Divulgação
No terceiro episódio da série Consciência³ (Consciência ao Cubo) que vai ao ar nesta quinta-feira, dia 12, no Canal Curta!, os entrevistados discutem a importância de tomarmos consciência de que fazemos parte de uma intensa e complexa rede de interdependência da qual todos os seres - Sapiens ou não - fazem parte: a Rede da Vida. Mostra ainda como a mentalidade antropocêntrica se tornou uma grande armadilha. Com Ernst Götsch, Luiz Fernando Scheibe, Rita Mendonça e convidados. Vai ao ar às 23h.

Com direção de Renato Barbieri, Consciência³ aborda de forma direta e impactante a consciência muito além do ser humano e traz um forte elenco de pensadores e pensadoras - cientistas, filósofos, psicólogos, espiritualistas e ativistas sociais - para debater um dos temas mais decisivos para o desfecho do século 21: a Consciência.

"O terceiro episódio tem algo muito desafiante e inovador na abordagem da consciência. Ele fala que nós humanos temos a consciência de que pertencemos a uma rede da vida, a 'web life'. Um sistema imenso, muito anterior a nós. Ele revela como o antropocentrismo pode ser venenoso, tóxico. Temos que pensar nosso lugar no mundo. Como fazendo parte, não descartável, mas sem esse antropocentrismo. Nós, sapiens, fazemos parte de um projeto superarrojado da rede da vida e estamos agindo numa escala de destruição da própria vida, e isso não faz o menor sentido. Temos que nos tornar aliados da vida", aponta o diretor.

Pensadoras e pensadores

A série tem como objetivo aprofundar o tema universal da consciência, com base no testemunho de pensadores e pensadoras, "pessoas realmente conectadas com o conhecimento universal", de acordo com Renato. Um elenco estruturado que de fato se debruça sobre o tema, escolhidos a dedo de forma equilibrada entre gêneros e com presença essencial afro-brasileira e indígena. Nas palavras do diretor, "o elenco está no geral sintonizado com a Rede da Vida e não se encontra encarcerado pela mentalidade antropocêntrica. A série Consciência³ nos fala da Vida e de nosso tempo atual, cada vez mais vertiginoso".

Entre os nomes escolhidos, o neurologista Antônio Damásio, o cientista espiritualista Fritjof Capra, o cientista de sistema Gaia Antônio Nobre, o pensador indígena Ailton Krenak, a filósofa Scarlett Marton, o historiador Luiz Marques, o psicólogo Guto Pompéia, o cosmologista Luiz Alberto Oliveira, a pensadora Lia Diskin, o filósofo Roman Krznaric, o psicólogo Roberto Gambini, o agroflorestal Ernst Götsch, o ativista Edgard Gouveia Júnior e outras pessoas notáveis.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato