Home Top Ad

Documentário guineense revela sons e ritmos da África negra

Share:

Divulgação TV Brasil
Às 23h30 de segunda-feira, dia 27, a faixa Cine Verão, da TV Brasil, apresenta o inédito "Ritmos de Ida e de Volta", documentário realizado pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Uma jovem em busca das suas raízes regressa a casa para compreender a linguagem ancestral da sua terra através dos ritmos e instrumentos. O "mendjang" ou o "ibanga" servem de pretexto para iniciar uma viagem pela cultura musical da África negra.

Com 52 minutos de duração, "Ritmos de Ida e de Volta" tem produção e direção assinadas por Ngolo Idjabe Makuale. O filme foi todo rodado na Guiné Equatorial, em 2018.

O documentário "Ritmos de Ida e de Volta" está entre os selecionados pelo concurso internacional DocTV III, realizado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A EBC e a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (Sav/MinC) formam o polo brasileiro do concurso, que possibilitou a realização de nove documentários.

O programa busca estimular o intercâmbio e fomentar a produção audiovisual nos países se língua portuguesa. Integram a iniciativa Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, Timor Leste, Guiné Bissau, além de Guiné Equatorial e São Tomé e Príncipe.