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Nova série do Canal Futura, 'Retratos Urbanos' estreia neste terça e mostra o cotidiano de trabalhadores dos grandes cartões postais de São Paulo

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Divulgação
Idealizada por Pablo de Sousa e dirigida por Bruno Vergueiro, a série “Retratos Urbanos” apresenta o cotidiano de trabalhadores que ocupam famosos espaços da cidade como o Masp, o Theatro Municipal de São Paulo, o Cemitério da Consolação, entre outros.

Todas as grandes cidades são movidas pela teia de habitantes que realizam suas funções produtivas cotidianas, garantindo o andamento de seus complexos mecanismos.  “Retratos Urbanos” é uma série de documentários sobre trabalhadores que, por muitas vezes, permanecem ocultos e são responsáveis pela manutenção de verdadeiros cartões postais da cidade.

Nos 13 episódios, com duração de 5 minutos cada, “Retratos Urbanos” traça um perfil dessas pessoas, revelando também curiosidades instigantes sobre os espaços onde trabalham.

Ao longo de 06 semanas de gravação, uma equipe de 30 profissionais dedicou-se ao desafio de registrar essas pessoas. O resultado desses encontros chega ao público no dia 7 de janeiro de 2020, às 22h55 pelo Canal Futura.

“Eu enxergo as cidades como organismos vivos. Nas grandes metrópoles isso fica ainda mais evidente. Muitas vezes, por conta de sua dimensão, pode-se perpetuar uma invisibilidade das pessoas que movem essa engrenagem. A nossa vontade, com a ideia da série, é algo que consideramos extremamente honroso: retratar as histórias de quem constrói, opera e vive essa cidade.” – afirma Pablo de Sousa, que também assina a direção de fotografia da série.

“Um dos nossos desafios era conseguir profundidade em episódios tão curtos. Não queríamos uma abordagem rasa e tínhamos receio de que o curto tempo de cada episódio favorecesse isso. Acho, honestamente, que conseguimos. Os personagens se abriram para as câmeras com histórias emocionantes, engraçadas e inusitadas, tanto sobre suas vidas pessoais quanto aos fatos relacionadas a seus ofícios. Somamos a isso informações pitorescas e às vezes desconhecidas sobre as locações, que são marcos afetivos da cidade. O conteúdo entretém e, ao mesmo tempo, emociona e traz informações relevantes. Um resultado muito gratificante para 5 minutos.”, comemora o diretor Bruno Vergueiro.

A linguagem visual dos retratos realizados ressalta o aspecto sensorial dos trabalhos, com ênfase nos manuseios, nas superfícies e nos elementos gráficos. As linhas das paisagens e seus detalhes estão harmoniosamente enquadrados para o máximo aproveitamento de sua plasticidade cinematográfica. Imagens de arquivos foram utilizadas para estabelecer um elo afetivo com o espectador – como por exemplo, fotos de matérias jornalísticas que comprovam fatos históricos. Foram utilizadas, também, imagens do movimento nos arredores das locações, os seus transeuntes, trânsito e comércio, contextualizando, assim, a malha urbana e seus atores.

“Cada encontro que realizei durante as pesquisas para escrever os roteiros de Retratos Urbanos foi uma experiência única. São milhões de universos que fazem essa cidade ser tão especial e complexa, permeada de encontros e soluções inusitadas.  E o que é ainda mais notável na capital paulista, especificamente, é como a maioria das histórias são genuinamente permeadas de superação pessoal e orgulho de contribuir para a coletividade.” - Comenta a roteirista Rita Piffer

A montagem apresenta um ritmo dinâmico, para estabelecer em seu tempo o sentimento de pertencer e trabalhar na cidade, embalada por música composta exclusivamente para cada episódio, reforçando a emoção e dando fluidez aos retratos. A voz dos entrevistados foi utilizada, frequentemente, em OFF para conferir maior riqueza visual à narrativa.

“Exibir a nossa série documental no “Canal Futura” é um privilégio, pois acreditamos muito na curadoria da programação. Fazer parte dessa grade com nosso registro amarra de forma completa o propósito de “Retratos Urbanos” como um produto de entretenimento com cuidado estético e rigor, e mantendo o respeito com os nossos entrevistados e a cidade de São Paulo”. – afirma Vânia Ferreira, produtora executiva da Galeria Filmes.

Entre os trabalhadores entrevistados estão:

EP1) Francivaldo Gomes, “Popó -  GUIA TURÍSTICO DO CEMITÉRIO DA CONSOLAÇÃO, que trabalhava como sepultador quando decidiu estudar a história da arte tumular até tornar-se guia de visitas no Cemitério da Consolação.

EP2) Cláudia Ontivero - VETERINÁRIA DO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO, que no mesmo dia em que trata de sapos que cabem na ponta de um dos dedos, cuida de um elefante de duas toneladas.

EP3) Giuseppe Puorto - HERPETÓLOGO DO INSTITUTO BUTANTAN, que cuida de serpentes e conta como aprendeu a respeitar esses animais peçonhentos.

EP4) Augusto Fiorelli - RELOJOEIRO DA ESTAÇÃO DA LUZ

Nos últimos cem anos, apenas três pessoas cuidaram do relógio que desponta na popular Estação da Luz. Um deles é Augusto Fiorelli. O relojoeiro herdou o ofício do avô e revela como é trabalhar com uma tecnologia quase em extinção.

EP5) João Levi Miguel - COMERCIANTE DO “MERCADÃO", que um dia sonhou ser artista, tem uma banca de queijos onde encontra centenas de pessoas diariamente.

EP6) Edson da Silva, “Sorriso” - LOCUTOR DO “PACAEMBU"

O sambista Edson Sorriso empresta sua voz ao estádio e cria frases que animam as arquibancadas como a famosa: “o seu, o meu, o nosso Pacaembu!”. 

EP07) Horrana Santos - ASSISTENTE CURATORIAL DO MASP

Assistente Curatorial, Horrana é uma voz importante no MASP que,  para além de cartão postal de São Paulo, é uma instituição que se mantém visionária na maneira como recebe e exibe obras de arte.

EP08) Sandra Monay - ATENDENTE DA BIBLIOTECA MARIO DE ANDRADE

Diariamente Sandra exerce  a função de como aproximar as pessoas dos livros e fazê-las sentir-se inclusas numa biblioteca. 

EP9) Teodora Carneiro - RESTAURADORA DA PINACOTECA

Assim que uma obra de arte se conclui, ela já está em degradação. Mofo, luz, calor. O trabalho de Teodora na Pinacoteca é justamente fazer com que as obras cumpram o seu destino: a imortalidade.

EP10) Cícero Pereira - FAZ-TUDO DO PARQUE IBIRAPUERA

Cícero tem orgulho em ser o funcionário público mais antigo do parque e um verdadeiro “faz-tudo”.

EP11) José Leonídio Santos -  MERGULHADOR DO RIO TIETÊ

Leonídio já mergulhou mais de 3000 vezes no Rio Tietê sem nunca pegar uma frieira.

EP12) Sandro Genaro - PROJECIONISTA DA CINEMATECA

Projecionista da Cinemateca Brasileira, logo se adaptou ao fim da película tornando-se um dos primeiros especialistas no Brasil em projeção digital.

EP13) Anibal Marques, “Pelé” - CENOTÉCNICO DO THEATRO MUNICIPAL

O cenotécnico Pelé vive um dia a dia de equilibrista nos sofisticados espetáculos de ópera, música e dança do ilustre Teatro Municipal de São Paulo.