Home Top Ad

TV Brasil exibe desenho animado "Júlio e Verne: Os Irmãos Gemiais"

Share:

Divulgação TV Brasil
A partir deste sábado (1º), às 11h45, a TV Brasil apresenta a série "Júlio e Verne: Os Irmãos Gemiais", animação infantil que acompanha as aventuras dos personagens Júlio e Verne em viagens para diversas épocas e lugares da história.

Em suas tramas, os irmãos gêmeos e geniais buscam ajudar os amigos a superar as fases difíceis da infância. A produção usa a ciência para mostrar soluções divertidas para cada um desses desafios que a garotada enfrenta nesse período de amadurecimento.

Com 13 episódios de 13 minutos, o desenho animado vai ao ar de segunda a sexta, às 13h15, e aos sábados e domingos, às 11h45, na faixa de programação infantil da emissora pública, a TV Brasil Animada. O conteúdo é voltado para crianças na faixa etária de 4 a 8 anos

Os protagonistas Júlio e Verne têm sete anos e adoram explorar novos lugares e conhecer mais sobre o mundo. Juntos com o Soneca, um bicho-preguiça mágico, eles se esforçam para incentivar a turminha a lidar com os dilemas do crescimento.

Largar a chupeta, o primeiro dia de aula, o nascimento do primeiro irmão, a separação dos pais, falar em público, a primeira prova são alguns dos temas apresentados na sequência de histórias da série.

A inspiração para essas narrativas veio da obra do escritor francês Jules Verne, com episódios que fazem referência a títulos clássicos de suas publicações como "Viagem ao Centro da Amizade", "20 metros da casa do vizinho", "A volta na escola em 80 minutos" e "A Ilha da Arte".

Valorização do conteúdo independente nacional

Criada por Kelly Alves e Paulo CG Miranda com direção de Ricardo de Podestá, a obra infantil independente estimula o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças a partir de situações das tramas que envolvem ritos de passagem.

Realizada pela Mandra Filmes, a série é um dos conteúdos audiovisuais selecionados pelo programa Brasil de Todas as Telas, linha do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas).

A TV Brasil é um dos canais que mais exibe conteúdo independente nacional. Além de ser uma grande apoiadora da produção de atrações infantis no mercado independente do país, a emissora estimula novos realizadores.

Em sua programação, o canal público reforça valores como a não violência e a tolerância às diferenças. Referência de conteúdo para a garotada na televisão aberta, a TV Brasil é uma das principais janelas para desenhos e animações nacionais.

Estímulo às produções infantis com acessibilidade

Com mais de 50 horas semanais de produção audiovisual para crianças e jovens, a emissora pública apresenta sessão diária com séries e desenhos animados de segunda a sexta-feira, a TV Brasil Animada. Em abril de 2019, quando a emissora estreou nova programação, a faixa dedicada ao público infantil foi reforçada.

No início da manhã, às 7h30, o canal exibe uma sessão especial que até 9h30 reúne produções para a garotada com todos os recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legenda oculta, interpretação em Libras e dublagem.

Em seguida, a partir das 10h, a TV Brasil Animada leva ao ar mais de sete horas consecutivas de conteúdo infantil e juvenil educativo até às 17h30, praticamente sem interrupções. À noite, crianças e jovens ainda podem curtir atrações no Verão TV Brasil Animada entre 21h30 e 22h30.

A faixa também tem espaço maior aos fins de semana, nos sábados e domingos de 10h às 12h30. Aos domingos, ainda tem janela entre 14h e 16h. Essa programação para crianças e jovens é organizada por faixa etária e destaca-se pela ausência de publicidade que incentive o consumismo.

Muitas animações de sucesso no país e no exterior estão em cartaz na grade da emissora pública como O Show da Luna!, Carrapatos e Catapultas, Igarapé Mágico e As Micro Aventuras de Tito e Muda. Destaque, ainda, para a série Detetives do Prédio Azul, além dos programas Cozinhadinho e Amigos do Pelotão.