'A Roda' mostra como o Carnaval carioca inspira e transforma

Divulgação Globo/João Miguel Júnior
Uma das maiores festas populares do Brasil, o Carnaval vai muito além da folia dos blocos, trios elétricos e desfiles. Gera empregos, movimenta a economia e passa tradições de geração para geração. Neste sábado, dia 15, o programa ‘A Roda’, que será exibido para o Rio de Janeiro, recebe convidados do mundo do samba para falar sobre diversidade, a importância dos desfiles para as comunidades e como sonhos são construídos a partir de alegorias e enredos.
O apresentador Chico Regueira terá a companhia de Milton Cunha e dos cantores Leci Brandão e Moacyr Luz, com o tradicional Samba do Trabalhador. Entre os convidados, Leslye Gomes, de 19 anos, passista da Portela e estudante de Letras na UFRJ. Apaixonada por Carnaval, ela sentia falta de um olhar acadêmico sobre a festa, pois só via análises feitas sob a ótica da paixão. “Esse ‘A Roda’ tem como cenário a Cidade do Samba, no clima da fábrica do Carnaval. Estaremos junto daqueles que trabalham para construir o mundo de sonhos do Sambódromo. Falamos sobre a diversidade do Carnaval do Rio, conversando com gente que faz a festa nos blocos, com grupos de bate-bolas do subúrbio, foliões do carnaval da Intende Magalhães e, claro, com responsáveis pelos desfiles do Grupo Especial. Foi uma experiência muito afetuosa conviver e conversar com pessoas tão apaixonadas pelo Carnaval”, conta Chico Regueira.
A emoção tomou conta do programa na conversa entre Leci Brandão e Manu da Cuíca, uma das autoras do samba da Mangueira de 2019, que homenageava a cantora em um dos trechos. E no depoimento de Vitinho, mestre de bateria da Unidos da Ponte, escola de São João de Meriti do Grupo de Acesso, que se apaixonou pelo Carnaval por influência dos pais e hoje inspira jovens de toda a cidade. 
Outro convidado é Wesley Teixeira, de 18 anos, que começou a transmitir os desfiles da Intendente Magalhães aos 13 anos, em uma rede social. Deu tão certo que o trabalho chegou a ter 100 mil visualizações. Já a ex-ginasta Iasmin Patacho desfila em diferentes blocos da cidade como pernalta e dá aulas na praça Paris, na Glória. Completa o time de convidados Enzo Belmonte, cantor, compositor e intérprete da Mangueira do Amanhã, que decidiu entrar no samba depois de assistir a um musical sobre a vida da Beth Carvalho. 
A Roda’ vai ao ar neste sábado, dia 15, logo após o ‘Jornal Hoje’. Neste dia, ‘O Melhor da Escolinha’ não será exibido para o Rio de Janeiro. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato