Home Top Ad

Farol da Ilha de Cabo Frio, sua história e curiosidades são revelados em Faróis do Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
Beleza natural, cultura e história estão no episódio de Faróis do Brasil da próxima quarta (19), às 21h, na TV Brasil. A equipe de reportagem visitou o histórico Farol da Ilha de Cabo Frio, no Rio de Janeiro.

Das águas cristalinas de Arraial do Cabo, é possível ver o Farol da Ilha de Cabo Frio, que no séc. XIX iluminava as rotas marítimas da hoje chamada Costa do Sol. A região corresponde ao litoral dos municípios fluminenses de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia.

Inaugurada em 17 de fevereiro de 1836, a construção preserva a vista de 360 graus do mar de Arraial do Cabo, das praias e de outras cidades da Região dos Lagos. Contudo, a torre teve que ser desativada 25 anos após sua construção. Devido a questões geográficas do local onde se situa, o farol ficava a maior parte do tempo coberto em névoa e acabava por não ser avistado pelas embarcações, grande parte das vezes.

A paisagem que se tem do Farol inspirou uma das canções mais famosas da Bossa Nova. Foi depois de visitar o local que o compositor Roberto Menescal criou o clássico “O barquinho”. Esta e outras histórias estão na próxima edição do programa.

Em 13 episódios de 26 minutos, Faróis do Brasil revela a histórias e a beleza natural de faróis do país.

Em formato de reportagem especial, a série reuniu informações sobre faróis da região Sudeste ou Nordeste em sua primeira temporada. Nos locais, a apresentadora Tâmara Freire abordou a história do monumento e da cidade onde a construção está situada. Também conversou com moradores sobre sua ligação pessoal com o farol.