Home Top Ad

Série visita fortalezas do sistema de proteção da Baía de Guanabara nesta sexta na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
O complexo de proteção da Baía de Guanabara formado pelo Forte Barão do Rio Branco, Forte de São Luiz e Forte do Pico é tema do episódio da série documental Fortes do Brasil que vai ao ar nesta sexta (7), às 21h, na TV Brasil.

Localizadas no bairro de Jurujuba, na cidade de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, essas fortificações ficam às margens da Baía de Guanabara e compõem o sistema de fortalezas que defendiam a região, principalmente no período colonial do Brasil.

A série produzida pela equipe da emissora pública entrevista estudiosos e pesquisadores que resgatam episódios associados a esse conjunto de fortes que marcaram a memória do país. O programa inclui material de acervo, imagens aéreas e gravações inéditas. Com a SKY dá pra conhecer o Brasil sem sair de caso com a programação da TV Brasil. 

O Forte Barão do Rio Branco é o mais antigo deles e tem suas raízes exatamente no Brasil Colônia. Na época do descobrimento, foi criado no local um observatório. Em 1567, depois da expulsão dos franceses, a construção ganhou armas e transformou-se em uma fortaleza.

A série da TV Brasil mostra que o Forte do Pico, a 230 metros de altitude, começou a operar em 1770, com objetivo de proteger não só a entrada da Baía de Guanabara como também a Fortaleza de Santa Cruz.

Cinco anos depois, foi erguido o Forte de São Luiz. Em 1891 os dois foram unidos, formando um único conjunto arquitetônico, incorporado ao Forte Barão do Rio Branco, em 1938. Esse complexo foi desativado em 1965, mas ainda preserva guaritas, muros de pedra, além de galerias e túneis.