Tecnologias inovadoras e acessíveis de saúde pautam programa da TV Brasil

Divulgação TV Brasil
O oitavo episódio da produção documental Cientistas Brasileiros entre os Melhores explica o trabalho desenvolvido pelo físico atômico Vanderlei Bagnato na área de saúde. A edição inédita da série independente vai ao ar neste sábado (29) às 9h30, na TV Brasil.

O programa acompanha os estudos e as descobertas do pesquisador e sua equipe no Instituto de Física da USP de São Carlos, principalmente aquelas relacionadas aos condensados de Bose-Einstein e aos relógios atômicos.

Vanderlei Bagnato criou tecnologias inovadoras e acessíveis para saúde, por meio da fotodinâmica. Entre elas, um dispositivo para o diagnóstico e tratamento óptico do câncer de pele não melanoma com resultados promissores, principalmente na eliminação de tumores iniciais.

O aparelho usa a luz para atacar as células doentes, eliminando-as. Não tem efeitos colaterais e sua efetividade é quase a mesma da cirurgia, sem a necessidade de uma internação hospitalar. O dispositivo deve ser adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

"Não podemos ter uma medicina que vai depender do poder aquisitivo das pessoas. Temos que ter tecnologias que consigam resolver o problema dentro da nossa realidade", destaca Bagnato, dedicado a usar a física na saúde de todas as pessoas.

Reconhecido com diversos prêmios nacionais e no exterior, o professor também estuda o relógio atômico. O equipamento mede o tempo com toda a precisão, baseado na atividade dos átomos. A pesquisa com relógio que ele mantém é fundamental para os sistemas de navegação área, os GPS, as telecomunicações e a Defesa.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato