Ansiedade é assunto dos médicos Ana Beatriz Barbosa e Marcus Vinicius Ferreira no Sem Censura

Divulgação TV Brasil
Autora de 15 livros sobre psicologia e comportamento – entre os quais “Mentes Ansiosas” (Ed. Principium, 2017) –, a psiquiatra carioca Ana Beatriz Barbosa Silva bate um papo com os apresentadores Bruno Barros e Vera Barroso sobre transtorno de ansiedade. Também participa da conversa o médico Marcus Vinicius Ferreira, especialista em acupuntura, medicina oriental e autor do livro “O que é acupuntura?” (Ed. Brasiliense, 1985). O programa, exibido em dezembro, vai ao ar novamente na TV Brasil às 18h de quarta-feira, dia 4 de março.

Ansiedade é a “percepção de que tem algo muito legal acontecendo em algum lugar bacana e eu não estou lá”, define Marcus ao ser perguntado por Vera Barroso.

Os profissionais explicam os males que a ansiedade causa à saúde no longo prazo, os hábitos importantes a serem cultivados no dia a dia e os tratamentos disponíveis para os diferentes graus do transtorno.

“Ter ansiedade é normal, normalíssimo”, explica Ana Beatriz. “Para o cérebro, ansiedade e medo são a mesma coisa. O grande problema da ansiedade não é ter, é quando ela ocorre em excesso e começa causar problema, o que a gente chama de 'transtornos de ansiedade'."

Os médicos analisam os fatores por trás do mecanismo de estresse emocional e do medo.  Muitas vezes, o indivíduo nutre expectativas exageradas e falaciosas quanto à própria vida e vive sob pressão desnecessária e autoimposta.

Marcus Vinicius chama a atenção para o ato de "desacelerar." Para ele, cada um deve aprender a controlar o ímpeto de se fazer algo com urgência e preocupação quando isto não é necessário. "O problema é que existe uma questão de colocar a resolução fora: outros métodos, remédios, e aí você acaba não sendo dono da sua própria situação", diz.

Para Ana Beariz, a ansiedade é um processo natural no organismo humano. O importante, de acordo com a psiquiatra, é não adoecer disso e não apelar para remédios como uma solução fácil. "Todo mundo pede (remédios) e eu evito ao máximo dar. Por exemplo, tarja preta, que são os calmantes (...), as pessoas tomam como se fosse água”, revela. “É muito bom o ‘calmante S.O.S.’ (para casos agudos), quer dizer, calmante não é tratamento.”

Apresentado por Vera Barroso, Katy Navarro, Bruno Barros e Carol Rocha, o Sem Censura tem meia hora de duração e extensão de 15 minutos no Facebook. A interação com o público se dá via hashtag #semcensura no Twitter, Instagram e Facebook. O programa foi um dos primeiros da TV brasileira a abrir espaço para a participação dos telespectadores, em 1985.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato