Canal Like traz dicas de filmes com mulheres na direção e que exaltam o empoderamento feminino

Divulgação Canal Like
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Canal Like (530 da Net/Claro) traz uma seleção com dicas de filmes em duas frentes: “Mulheres em Ação”, exaltando o empoderamento feminino, e “Mulheres Diretoras”, que destaca o lindo trabalho das cineastas no mercado audiovisual e no cargo ainda dominado por homens.

No primeiro programa, Maytê Piragine e Hugo Bonemer listam três filmes que retratam mulheres guerreiras, lutando pelo que acreditam. Um deles é “Mad Max: Estrada da Fúria”, que traz seu anti-herói dividindo o protagonismo com uma anti-heroína tão cascuda quanto ele. Depois de ser preso por um tirano que controla as massas em um mundo pós-apocalíptico, Max (Tom Hardy) se envolve em um plano de fuga arquitetado por Furiosa, personagem que conta com uma impressionante caracterização de Charlize Theron. Ela foge com as cinco noivas do temível Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne) e essa fuga inclui perseguições pelo deserto e lutas frenéticas.

A segunda produção da lista é “A Assassina”, aposta taiwanesa por uma vaga na corrida pelo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2016. A história se passa na China do século VIII, durante a dinastia Tang. Shu Qi interpreta a assassina profissional Yinniang, que foi treinada pelos melhores mestres do ramo da matança por contrato. Sua nova missão é matar o líder da região, que calha de ser justamente o seu primo, o homem que ama e com quem deveria ter se casado. A matadora de preto vai precisar confrontar parentes, memórias, sentimentos reprimidos e fazer sua escolha. Sacrificar o amor ou romper definitivamente com a ordem dos Assassinos.

E a última dica do “Listas - Mulheres de Ação” é o longa brasileiro “Operações Especiais”. Cléo Pires é Francis, recepcionista de hotel que se reinventa ao entrar para Polícia Civil. Assim que começa em sua nova atividade, ela passa a ser a única mulher de uma operação especial que visa reduzir drasticamente os índices de violência de uma cidade do Rio de Janeiro, a fictícia São Judas do Livramento. Além do perigo extremo que enfrenta no dia a dia, Francis ainda tem que aturar o machismo da maior parte dos colegas, incluindo hostilidades do policial vivido por Thiago Martins.

Já no programa “Listas – Mulheres Diretoras”, os apresentadores trazem três filmes dirigidos por fortes vozes autorais femininas, que deixaram a sua marca na indústria cinematográfica, ainda tão desigual entre os gêneros. Para começar, “Aos Teus Olhos”, longa que acompanha um tenso dia na vida do professor de natação Rubens, um rapaz brincalhão que dá aulas para crianças. Quando um de seus alunos fala para a mãe que o professor o beijou na boca, rapidamente o tribunal das mídias sociais entra em ação e as acusações se proliferam através da internet. Carolina Jabor comanda uma performance brilhante de Daniel de Oliveira.

Outra diretora de destaque é Kathryn Bigelow. É dela “Caçadores de Emoção”, de 1991, filme que mistura cultura de surf com investigação policial e traz o jovem Keanu Reeves no papel principal. Mas foi no começo dos anos 2000 que ela encontrou sua vocação: filmes de guerra. “Guerra ao Terror” explora alguns dos detalhes mais aterrorizantes da guerra do Iraque, um conflito mal resolvido até hoje. O longa acompanha um grupo de soldados americanos que estão a alguns dias de retornarem para os Estados Unidos. A ansiedade do retorno, afeta o cotidiano no Iraque e se mistura aos sentimentos do final de uma guerra longe de casa, barra difícil de segurar. O filme foi o grande vencedor do Oscar daquele ano. Bigelow é a única mulher na história da premiação que ganhou o Oscar de melhor direção.

Além dela, somente cinco outras mulheres concorreram ao prêmio e uma delas foi Greta Gerwig. Ela teve uma longa carreira protagonizando filmes independentes americanos, mas de uns anos pra cá, tem se dedicado quase exclusivamente a direção. “Ladybird - A Hora de Voar” foi a sua primeira produção e levou a estreante a concorrer a duas estatuetas individuais: a de roteiro original e a de direção.

Listas – Mulheres em Ação
Sábado, 7/03, às 15h
Assista também: Terça, 10/03; e quinta, 12/03, às 15h.

Listas – Mulheres Diretoras
Sábado, 7/03, às 20h
Assista também: Segunda, 9/03; quarta, 11/03; e sexta, 13/03; às 20h

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato