Home Top Ad

Roberto Rivellino conta trajetória nos gramados na série "10x10" na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
Com trajetória marcante no futebol brasileiro, o ex-jogador Roberto Rivellino fez história como meia e ponta-esquerda. O craque ganha homenagem no quinto episódio da série documental "10x10 - os donos da camisa" que vai ao ar pela TV Brasil nesta sexta (27), às 19h30. A emissora pública exibe a segunda parte do programa na segunda (30), em mesmo horário.

Ídolo das torcidas do Corinthians e do Fluminense, o atleta canhoto é considerado o inventor do "drible elástico" e cobrava faltas com potência e pontaria invejáveis. Rivellino foi um dos destaques da seleção brasileira tricampeã na Copa do Mundo de 1970, no México.

Com diversos apelidos, como "Bigode", "Reizinho do Parque" e "Príncipe das Laranjeiras", ele já se mostrava um garoto explosivo quando começou a praticar futsal. Rivellino aprimorou sua técnica quando partiu para os gramados e ao se tornar jogador profissional completo.

Dono de uma personalidade forte, Rivellino tinha enorme habilidade com a bola e ainda dispunha de um "canhão" na perna esquerda que lhe rendeu a alcunha de "Patada Atômica". Essa combinação resultou num exemplo do futebol mundial a ponto de ser inspiração para ninguém menos que Diego Maradona.

A partir de imagens raras do acervo preservado pelo Canal 100, a produção mostra às novas gerações jogadas e momentos da carreira de dez atletas que se destacaram com a camisa 10 no futebol brasileiro como Ademir da Guia, Dida, Dirceu Lopes, Gerson, Jairzinho, Pelé, Roberto Dinamite, Tostão e Zico.

Esse episódio da série apresentada pela TV Brasil traz depoimentos exclusivos de Rivellino e convidados como jogadores do porte de Edu Coimbra, Emerson Leão, Neto, Reinaldo e Zagallo, além de jornalistas experientes como José Trajano, Mauro Beting, Oscar Ulisses, Roberto Carmona e Washington Rodrigues.

Em dois episódios, os entrevistados comentam o estilo de força física e mental que ajuda na consolidação de um verdadeiro camisa 10. Eles contam histórias de bastidores e passagens curiosas da trajetória de Rivellino dentro de campo.

O veterano recorda histórias emblemáticas e jogadas pelas quais é lembrado até hoje e ajudaram a criar a lenda "Riva". As imagens de Canal 100 mostram cenas inesquecíveis do astro em competições internacionais como as Copas do Mundo de 1970, no México, 1974, na Alemanha, e 1978, na Argentina, além de grandes decisões com a camisa alvinegra ou tricolor.