Trilha sonora sobre futebol embala estreia do Acervo Musical neste sábado na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
A TV Brasil resgata trilhas sonoras históricas no Acervo Musical, programa que entra no ar a partir deste sábado (21), às 21h, na nova programação da emissora pública para 2020. A produção recorda canções que marcaram época.

A proposta é resgatar obras que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no vasto conteúdo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.

A cada episódio, os apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira aproveitam um tema para revisitar o acervo da comunicação pública e trazer à tona lembranças que fizeram história. A dupla traz gravações raras, destaca informações sobre as composições e analisa a importância para a cena cultural de obras inesquecíveis.

Para estrear em grande estilo, o Acervo Musical entra em campo com um time de craques. A primeira edição aborda uma paixão nacional: o futebol. O esporte tão popular no Brasil inspirou filmes, livros e, claro, músicas.

O sucesso "O Campeão", hit do cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor, virou um hino do futebol, unindo as torcidas. Em 1984, a extinta TVE/RJ preparou um especial com o sambista que soltou a voz nessa canção para a alegria dos torcedores de todos os times. A obra é cântico frequente nos estádios.

A discórdia entre o músico Jorge Ben Jor e o jogador João Batista de Sales, mais conhecido como Fio Maravilha está na pauta. A história dessa canção de 1972 que desencadeou a divergência é abordada pelos apresentadores da TV Brasil.

Nessa edição do programa Acervo Musical, o telespectador relembra ainda apresentações como a do Quarteto em Cy em um especial para a TVE/RJ, na década de 1990. O público também fica sabendo de fatos curiosos que envolvem a arte e o mundo da bola.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato