Home Top Ad

Anna Maria Maiolino é personagem de episódio inédito de 'Matizes do Brasil' do Canal Curta!

Share:

Divulgação Curta!
O processo de criação da artista plástica Anna Maria Maiolino é tema de episódio inédito da série “Matizes do Brasil”, dirigida por Bianca Lenti. Nascida na Itália, em 1942, Maiolino se muda ainda jovem para o Rio de Janeiro, onde desenvolve suas habilidades, estuda e conhece outros grandes nomes das artes brasileiras, como Helio Oiticica e Lygia Clark. Com o passar dos anos, ela se firma como artista e, hoje, assina obras que compõem coleções particulares e de museus como Reina Sofia, em Madri, MoMA, em Nova York, e Galleria Nazionale, em Roma.

Dividida em 14 episódios, “Matizes do Brasil” é uma produção da Giros Filmes, inédita e exclusiva, viabilizada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) para o Canal Curta!. A série mostra trabalhos emblemáticos de artistas como Ernesto Neto, Cildo Meireles, Djanira, Helio Oiticica, Lygia Pape e Tunga. Especialistas, como curadores e críticos de arte, fazem comentários sobre as obras. O episódio estreia na Terça das Artes, 14 de abril, às 23h30.

Novo episódio da série '101 canções que tocaram o Brasil'destaca Raul Seixas e sua mistura de ritmos
 
Raul Seixas, cantor e compositor baiano, ficou conhecido por misturar ritmos diferentes – do rock ao baião – e por suas ideias libertárias e provocativas, uma verdadeira “metamorfose ambulante”. O artista é um dos personagens do episódio “Ritmo Acelerado”, da série inédita “101 Canções Que Tocaram o Brasil”, que vem sendo exibida com exclusividade pelo canal Curta!. A apresentação é do jornalista e produtor Nelson Motta, com roteiro escrito em parceria com Pedro Motta Gueiros e direção de Roberto de Oliveira.
 
Além de “Raulzito”, como era chamado, artistas como Nelson Cavaquinho e Jorge Mautner também entram na narrativa com suas contribuições para a música brasileira. A série é produzida pela Rinoceronte e viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O episódio estreia na Segunda da Música, 13 de abril, às 23h30.