Home Top Ad

Democracia em debate no novo documentário de Belisario Franca no Canal Curta!

Share:

Divulgação Curta!
Os dilemas e os desafios enfrentados pela democracia representativa no mundo são postos em pauta pelo documentário inédito “O Paradoxo da Democracia”, longa do diretor Belisario Franca (“Soldados do Araguaia”, “Amazônia Eterna”), que estreia no Curta!. Produzida pela Giros Filmes, a produção foi viabilizada pelo canal através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).

O filme mostra que a noção de democracia foi posta em cheque em nações como Brasil, Estados Unidos, França, Egito e Ucrânia, por meio de fortes manifestações que culminaram na queda de governos, seja por vias eleitorais ou por golpes de estado. Pensadores respeitados em todo o mundo, como Jacques Rancière e Juan Carlos Monedero, analisam os diferentes contextos sociais em que está inserido esse sentimento de insatisfação, que parece unificar sociedades tão díspares.

Segundo Belisario, a palavra paradoxo apareceu muitas vezes nas conversas. Ele observa: “o primeiro paradoxo é o da própria origem do termo: se a democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo, nos dias atuais se vê cada vez mais, mesmo nas democracias tradicionais, a soberania ser exercida por flagrante minoria.” A estreia é na Sexta da Sociedade, 1º de maio, às 21h30.

Último filme de Domingos Oliveira, “Aconteceu na Quarta Feira” estreia na TV, no Curta!

O cineasta Domingos Oliveira, falecido em 2019, deixou como legado diversos filmes que marcaram o cinema brasileiro. O último deles foi “Aconteceu na Quarta-Feira”, feito em 2018, com Priscilla Rozenbaum, André Mattos e Ricardo Kozowski no elenco. Exibido em cinemas em 2019, o longa chega agora à TV, pelo canal Curta!.

A história gira em torno dos personagens Julio (Ricardo Kosovski) e Julia (Priscilla Rozenbaum), que formam um casal de atores preso a um casamento insuportável. O marido tem tanta vontade de se separar que, um dia, vai embora, mas, ao mesmo tempo, fica. Sem saber, ganha um duplo. Assim, dois homens passam a viver uma mesma vida. Como interlocutor do casal, aparece o tímido, estranhíssimo e competente psicanalista Marco (André Mattos).  O filme é uma produção da Teatro Ilustre e teve, entre os seus financiadores, o canal Curta!. A estreia é na Quarta do Cinema, 29 de abril, às 22h30.