Morte de Ayrton Senna completa 26 anos e Globo, SporTV e Gloob homenageiam o ídolo

Reprodução
O macacão vermelho e o capacete nas cores do Brasil eram o uniforme do super-herói. O “Tema da Vitória”, a música que embalava cada conquista. A melodia inconfundível, que ecoava rotineiramente nas manhãs ou madrugadas de domingo, aumentava o orgulho da imagem de um piloto com o punho cerrado, segurando a bandeira brasileira dentro do carro, como se aquela lenda da Fórmula 1 fizesse questão de mostrar ao mundo que tinha uma pátria. Uma feliz rotina que se encerrou inesperadamente no dia 1 de maio de 1994, em Ímola, na Itália. Na semana em que a morte de Ayrton Senna completa 26 anos, os Canais Globo prestam homenagem a um dos maiores nomes do esporte nacional. Na TV Globo, no SporTV e no Gloob será possível lembrar, mais uma vez, o talento, o carisma e a história de Senna. 
 
No SporTV 2, a sexta-feira, dia 1, tem seis horas dedicadas ao piloto. A partir de 13h, três edições do ‘Baú do Esporte’ relembram a volta considerada uma das mais perfeitas de todos os tempos, no GP de Donington Park, na Inglaterra, em 1993; o início da carreira no kart e na Fórmula Ford; e os principais momentos do tricampeão mundial na Fórmula 1. Na sequência, o ‘Túnel do Tempo’ recorda duas grandes exibições do piloto: a do GP do Japão de 1988 e a última vitória no Brasil, em 1993. 
 
A partir das 19h de sexta-feira, o 'Faixa Especial' do SporTV, comandado por Cleber Machado e Luciano Burti, exibe o documentário “Senna, o brasileiro, o herói, o campeão”, de 2010, dirigido pelo inglês Asif Kapadia. 
 
“Ayrton Senna foi um conjunto de qualidades como esportista. Ele reunia técnica, ousadia, agressividade, dedicação, fome de vitória, exigência e competitividade. Esse documentário tem um pouco de cada coisa. É o piloto que conseguiu o maior número de poles seguidas na história (oito). Nos circuitos, os profissionais na sala de imprensa vibravam quando o Senna fechava a volta mais rápida na briga pela pole”, lembra Cleber Machado, que narrou uma vitória do piloto na primeira corrida que transmitiu pela TV Globo: “No dia da estreia do Brasil na Copa de 1990, teve o GP do Canadá, que foi o meu primeiro como narrador. Deu dobradinha brasileira, com Senna vencendo e Nelson Piquet em segundo. Depois teve outra vitória dele em Mônaco, em 1992, que me marcou. Ele segurou no braço o Mansell, que tinha uma Williams que era um foguete. São várias lembranças. Quanto toca aquela musica da vitória é impossível não se emocionar. Vai ser muito legal ver este documentário na 'Faixa Especial' do SporTV”.
 
As homenagens na sexta-feira também se estendem ao mundo infantil, em forma de animação. A partir das 17h, no Gloobinho, Senninha e seus amigos invadem a programação para divertir a criançada em idade pré-escolar, com muitas confusões dentro e fora das pistas, em “Senninha Na Pista Maluca”. A animação também vai ao ar no Gloob, dentro da faixa Gloobinho. Inspirada no legado de Senna, a atração traz aprendizados como respeito ao próximo, empatia e colaboração, além de valores importantes, como amizade, honestidade e cuidados com o meio ambiente. Os novos episódios são uma produção Gullane, com coprodução do Gloob e Instituto Ayrton Senna e NIP.
   
Para fechar o fim de semana de lembranças, o ‘Esporte Espetacular’ de domingo, dia 3, reexibe uma das corridas mais marcantes da carreira de Ayrton Senna, com narração original de Galvão Bueno: o GP do Japão de 1988, que marcou o primeiro título mundial do brasileiro. Os apresentadores Lucas Gutierrez e Barbara Coelho exibem depoimentos do piloto Felipe Massa e de Bruno Senna, que também já correu na Fórmula 1 e conta como o tio foi importante em sua escolha profissional. Viviane, irmã do tricampeão e mãe de Bruno, participa ao vivo do programa, por vídeo, assim como Galvão Bueno. Uma ótima oportunidade para pisar fundo no acelerador em direção a 31 anos atrás e entender melhor quem foi o piloto que por diversas vezes fez milhões de brasileiros se emocionarem aos domingos diante da TV.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato