Home Top Ad

TV Brasil presta tributo a Moraes Moreira com produções especiais

Share:

Divulgação TV Brasil
Em homenagem ao cantor e compositor baiano Moraes Moreira, que morreu na última segunda (13), aos 72 anos, no Rio de Janeiro, vítima de infarto, a TV Brasil resgata entrevista e apresentações históricas do músico preservadas no acervo da emissora pública.

Para reverenciar a obra e o legado deixado pelo artista, o tributo reúne shows de Moraes Moreira nos programas Todas as Bossas, na sexta (17), à meia-noite; Recordar é TV, no sábado (18), às 20h30; e Grandes Musicais, no sábado (18), às 22h30.

Considerado um dos maiores nomes da música nacional, Moraes Moreira foi um dos fundadores do grupo Novos Baianos no final dos anos 1960. Com uma proposta estética inovadora, o grupo mesclava a riqueza de sons da cultura popular brasileira. Primeiro artista a cantar em um trio elétrico, ainda nos anos 1970, Moraes Moreira deixou a banda na mesma década para seguir produtiva carreira solo.

Novos Baianos encanta no Todas as Bossas na sexta (17), à meia-noite

O Todas as Bossas traz performance do grupo Novos Baianos, gravada em 2017, pela TVE Bahia, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador, com repertório do álbum "Acabou Chorare" (1972). A turnê marcou o reencontro do conjunto após 17 anos e emocionou um público de várias gerações. A homenagem vai ao ar nesta sexta (17), à meia-noite, na TV Brasil.

O espetáculo trouxe a formação original da banda com Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Dadi Carvalho. Durante a apresentação, os Novos Baianos embalaram os fãs com sucessos como "A menina dança", "Besta é tu", "Brasil pandeiro" e "Acabou chorare", faixa que deu nome ao emblemático disco. 

Show de 1978 é lembrado no Recordar é TV no sábado (18), às 20h30

O Recordar é TV resgata imagens de acervo com trechos do programa "É preciso cantar", registrado pela antiga TV Educativa do Rio de Janeiro, em 1978. A atração deste sábado (18), às 20h30, mostra Moraes Moreira em interpretação e entrevista na juventude em um período de ebulição da música no país.

O baiano solta a voz no show "Ebulição da Escrivatura" no palco do Teatro Tereza Rachel, no Rio de Janeiro. A produção também recupera papo do músico com o repórter José Guilherme sobre o disco "Altofalante", o seu terceiro álbum da carreira. Esse programa ainda traz Moraes Moreira entoando a canção "Davilicença".

Disponível no aplicativo EBC Play, nas versões Android e iOS, e no site http://play.ebc.com.br, essa edição do Recordar é TV exibe sequências com Guilherme Arantes e Zé Keti. Eles marcaram a cena da cultura nacional na mesma época dos Novos Baianos. É possível entender como nesse contexto passam a coexistir o samba, o jazz, a bossa nova, o sertanejo, o forró e o rock.

Performance de 1998 embala público no sábado (18), às 22h30

A emissora pública abre a faixa "Shows Mais Brasil" com Moraes Moreira no espetáculo "50 Carnavais" no sábado (18), mais tarde, às 22h30. O programa Grandes Musicais recupera apresentação do artista na casa noturna Ballroom, no Rio de Janeiro, gravada pela TVE/RJ, em 1998.

Moraes Moreira contagiou a plateia com o vigor de sua presença de palco e a execução de vasto repertório que incluiu clássicos como "Preta Pretinha", "Brasil Pandeiro", "Festa do Interior", "Vassourinha Elétrica", "Isso aqui o que é" e "Por Que Parou, Parou Por Quê?".

Além do som vibrante do renomado músico baiano, o especial trouxe ainda depoimentos do artista. Com uma hora de duração, a performance foi exibida originalmente pela TV Educativa do Rio de Janeiro na série MBP Especial.