Home Top Ad

TV Brasil recorda gols históricos de Roberto Dinamite na série "10x10" desta segunda

Share:

Divulgação TV Brasil
Principal ídolo da história do Vasco, o atacante Roberto Dinamite é homenageado no episódio inédito da série documental "10x10 - os donos da camisa" que a TV Brasil apresenta nesta segunda (6), às 19h30. A emissora pública exibe a segunda parte do programa na terça (7), em mesmo horário.

A produção revela imagens raras do rico acervo do Canal 100 para levar às novas gerações jogadas marcantes da carreira de dez atletas que se destacaram com a camisa 10 no futebol brasileiro como Ademir da Guia, Dida, Dirceu Lopes, Gerson, Jairzinho, Pelé, Roberto Rivellino, Tostão e Zico.

Camisa 10 goleador, Roberto Dinamite conquistou títulos memoráveis pelo seu time do coração com o uniforme cruz-maltino. O atacante fazia a diferença em campo nos mais de 20 anos que defendeu as cores do Vasco da Gama entre o início dos anos 1970 e o começa da década de 1990.

Maior artilheiro do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Carioca, com 190 e 279 gos, Roberto Dinamite balançou as redes mais de 700 vezes pelo clube carioca. Essa relação íntima com o Gigante da Colina marcou sua história no futebol.

O centroavante era oportunista e aliava seu chute potente à competência para converter gols e ao senso de posicionamento no gramado. Roberto Dinamite foi um excelente cobrador de faltas. Também desenvolveu outras habilidades durante a trajetória como a capacidade de chutar com as duas pernas.

Apesar da excelente performance no auge da carreira, Roberto Dinamite não foi bem aproveitado durante as Copas do Mundo de 1978 e 1982, segundo o próprio jogador e muitos comentaristas. A história das derrotas da seleção brasileira nessas competições poderia ser diferente com a sua atuação em campo.

Roberto Dinamite teve uma breve passagem pelo futebol europeu onde jogou pelo Barcelona. Apesar da fama pelo seu desempenho no Brasil, o atacante não teve muitas oportunidades na equipe espanhola e acabou não rendendo o esperado pelo clube catalão.

Além da entrevista do goleador para a série "10x10 - os donos da camisa", a produção no ar pela TV Brasil traz o depoimento de convidados especiais e amigos que recordam os gols registrados pelas lentes do Canal 100 com a narrativa de Chico, ex-cinegrafista que lembra de alguma das realizações do craque.

Esse episódio tem a participação exclusiva de personalidades do futebol como Evaristo de Macedo, Leão, Neto, Reinaldo e Zagallo. A série também consulta jornalistas experientes como José Silvério, José Trajano, Mauro Beting, Newton Zarani, Oscar Ulisses, Roberto Carmona e Washington Rodrigues.