Home Top Ad

Aniversário de Eduardo Coutinho é celebrado no Curta! com estreia de documentário sobre o cineasta

Share:

Divulgação Curta!
Na semana em que faria 87 anos, o cineasta Eduardo Coutinho, falecido em 2014, será homenageado pelo Curta! com a estreia no canal do documentário “Banquete Coutinho”. O longa dirigido por Josafá Veloso propõe um olhar sobre a obra desse grande mestre do cinema brasileiro, a partir de um encontro filmado em 2012.

A entrevista foi gravada, primeiramente, com o intuito de apoiar a tese de mestrado de Josafá. No entanto, após a morte de Coutinho, acabou tomando proporções maiores. Unido a um vasto material de arquivo, o depoimento do cineasta se tornou um documentário sobre sua obra e suas reflexões. Em 2019, chegou às telas dos cinemas após passar por diversos festivais, e agora estreia na televisão, mantendo acesas as inquietações do entrevistado. “Uma conversa com uma pessoa é decisiva. Ou sai ou não sai. Em dez minutos se resolve isso. Se não sai, não tem filme”, revela o próprio Coutinho em uma das cenas do longa.

“Banquete Coutinho” é um documentário da Heco Produções, viabilizado pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A estreia é na Quarta do Cinema, 13 de maio, às 22h35.

A explosão do rock brasileiro é tema de novo episódio de série apresentada por Nelson Motta

Na década de 1980, o Brasil se despedia de um longo período de ditadura militar. O sentimento de libertação, após décadas de repressão, se refletia na cultura e na música. Nesse clima de renovação, explode o rock brasileiro, e artistas como Cazuza, Renato Russo, Marina Lima e a banda Blitz ganham fama.

Esse momento de nossa música é o tema principal do episódio inédito “A Explosão do Rock Brasileiro”, da série “101 Canções Que Tocaram o Brasil”, apresentada por Nelson Motta. Com direção de Roberto de Oliveira, a produção foi viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual. O episódio estreia na Segunda da Música, 11 de maio, às 23h30.