HBO exibe maratona de 'Todxs Nós' em comemoração ao lançamento do 'Guia de Linguagem Inclusiva'

Divulgação HBO
A HBO acaba de lançar um guia baseado na linguagem inclusiva utilizada na série TODXS NÓS, para promover a reflexão sobre a comunicação como forma ativa de dar visibilidade a pessoas transgênero ou não-binárias. Elaborado com o apoio da consultoria especializada em diversidade [DIVERSITY BBOX], o GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA foi criado pela HBO Latin America utilizando aprendizados reunidos durante a produção de sua série brasileira TODXS NÓS.

Para marcar o lançamento, o canal HBO Signature promoverá uma maratona na próxima quinta-feira, 21, a partir das 18h, com os oito episódios da primeira temporada, que também estão disponíveis na HBO GO.

No Guia, jornalistas terão acesso a sugestões para utilização da linguagem inclusiva, uma questão essencial para Rafa (Clara Gallo), personagem não-binárie que protagoniza a série ao lado de Vini (Kelner Macêdo) e Maia (Julianna Gerais), assim como para todo o elenco e equipe de produção da série, bem como grupos da sociedade que lutam pelo reconhecimento de suas identidades pelo uso da linguagem. Para acessar o material, clique aqui.

Com informações que vão desde o uso de pronomes neutros até construções gramaticais com alternativas à utilização de pronomes masculinos e femininos, o Guia surgiu com o objetivo promover a discussão sobre a comunicação: “Comunicar-se de forma inclusiva significa ter a consciência de que a sociedade e o ambiente de trabalho são compostos por pessoas com diferentes características e identidades”, explica Pri Bertucci, CEO do [SSEX BBOX] e [DIVERSITY BBOX].

“Se os gêneros gramaticais não dependem da nossa vontade, os gêneros naturais podem – e devem – ser compreendidos para além do masculino e feminino. Existem muitos grupos que não se sentem representados por essa dicotomia e reivindicam, com motivos de sobra, visibilidade”, afirma o linguista Eduardo Calbucci em trecho do Guia, e sugere: “O que podemos fazer, do ponto de vista linguístico, por essas pessoas? Em primeiro lugar, ouvi-las, respeitá-las e compreender seus pontos de vista. Em segundo, lembrar que certas escolhas linguísticas são essencialmente políticas: quando falamos ou escrevemos, mostramos o que somos e o mundo que queremos.”

Prêmio de Jornalismo Inclusivo

A série serviu também como ponto de partida para a criação pelo Jornalistas&Cia do Prêmio de Jornalismo Inclusivo que, em sua primeira edição, traz o tema ‘TODXS NÓS – LINGUAGEM VIVA E INCLUSIVA’. Com apoio da HBO, a premiação tem o objetivo de reconhecer as melhores reportagens que adotam a linguagem inclusiva, servindo de estímulo à produção de matérias jornalísticas sobre o tema. O prêmio será dividido em quatro categorias: impresso, online, áudio e vídeo e serão premiados três trabalhos jornalísticos por categoria. As informações estão disponíveis no site https://pji.portaldosjornalistas.com.br/. O anúncio de vencedores será realizado em novembro.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato