Meu Pedaço do Brasil revela riqueza cultural da cidade de Caruaru

Divulgação TV Brasil
O quarto episódio inédito da série Meu Pedaço do Brasil viaja para Caruaru, a princesinha do agreste, cidade de cultura rica e diversa, capital do forró e casa da maior festa de São João do mundo. O programa vai ao ar neste domingo (24), às 18h30, na TV Brasil

Localizada a aproximadamente 140 quilômetros de Recife, Caruaru é uma das maiores cidades do interior do Nordeste e é reconhecida por toda a expressão de sua cultura popular. Segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, é lá que acontece a maior festividade de São João do planeta. 

Seus moradores vão além, e dizem que também é a melhor e mais diversa. Suas apresentações musicais atendem a todos os públicos, reunindo não só os grandes nomes do forró, mas também representantes do sertanejo e até da música eletrônica.

Além dos grandes shows, a festa também anima o público com manifestações tradicionais nordestinas, como a dança das quadrilhas, os bacamarteiros, as bandas de pífano, o teatro de mamulengos, e, claro, muita comida típica.

E quem pensa que Caruaru é só festa junina está enganado. A produção documental mostra que suas atrações estão presentes o ano inteiro. A feira de Caruaru é prova disso. Uma das maiores feiras ao ar livre do mundo, ela é parada obrigatória para quem quer conhecer a cidade. Como cantou Luiz Gonzaga, “a feira de Caruaru, faz gosto da gente ver, de tudo que há no mundo, nela tem pra vender.”

O programa ainda vai ao Alto do Moura conhecer a Casa Museu Mestre Vitalino, local onde o artesão nasceu, e onde hoje funciona um museu que conserva seu acervo e memória. Lá é possível conferir as esculturas de barro e conhecer todo o processo de fabricação e a estética de Vitalino que serviram de inspiração para muitos escultores e artesãos da região.

O episódio encerra a jornada no Morro do Bom Jesus, o ponto mais alto da cidade, que abriga a Igreja de Santa Luzia e de onde se tem uma vista panorâmica deste pedaço do nordeste que respira cultura popular.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato