Home Top Ad

Meu Pedaço do Brasil revela riqueza cultural da cidade de Caruaru

Share:

Divulgação TV Brasil
O quarto episódio inédito da série Meu Pedaço do Brasil viaja para Caruaru, a princesinha do agreste, cidade de cultura rica e diversa, capital do forró e casa da maior festa de São João do mundo. O programa vai ao ar neste domingo (24), às 18h30, na TV Brasil

Localizada a aproximadamente 140 quilômetros de Recife, Caruaru é uma das maiores cidades do interior do Nordeste e é reconhecida por toda a expressão de sua cultura popular. Segundo o Guinness Book, o livro dos recordes, é lá que acontece a maior festividade de São João do planeta. 

Seus moradores vão além, e dizem que também é a melhor e mais diversa. Suas apresentações musicais atendem a todos os públicos, reunindo não só os grandes nomes do forró, mas também representantes do sertanejo e até da música eletrônica.

Além dos grandes shows, a festa também anima o público com manifestações tradicionais nordestinas, como a dança das quadrilhas, os bacamarteiros, as bandas de pífano, o teatro de mamulengos, e, claro, muita comida típica.

E quem pensa que Caruaru é só festa junina está enganado. A produção documental mostra que suas atrações estão presentes o ano inteiro. A feira de Caruaru é prova disso. Uma das maiores feiras ao ar livre do mundo, ela é parada obrigatória para quem quer conhecer a cidade. Como cantou Luiz Gonzaga, “a feira de Caruaru, faz gosto da gente ver, de tudo que há no mundo, nela tem pra vender.”

O programa ainda vai ao Alto do Moura conhecer a Casa Museu Mestre Vitalino, local onde o artesão nasceu, e onde hoje funciona um museu que conserva seu acervo e memória. Lá é possível conferir as esculturas de barro e conhecer todo o processo de fabricação e a estética de Vitalino que serviram de inspiração para muitos escultores e artesãos da região.

O episódio encerra a jornada no Morro do Bom Jesus, o ponto mais alto da cidade, que abriga a Igreja de Santa Luzia e de onde se tem uma vista panorâmica deste pedaço do nordeste que respira cultura popular.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.