Home Top Ad

Ciência é Tudo apresenta fatos marcantes da trajetória científica no Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
A edição inédita do Ciência é Tudo que vai ao ar este sábado (13), às 8h30, na TV Brasil, percorre marcos históricos e apresenta personalidades e fatos marcantes para a história da Ciência no país. Apresentada pela jornalista Priscila Rangel, a produção também pode ser acompanhada pelo aplicativo EBC Play.

Os momentos de crise mundial, como o que se vive agora com a pandemia de Covid-19, são fundamentais para olhar para trás e refletir sobre os caminhos tomados pela humanidade ao longo dos últimos tempos. 

Neste episódio, a atração mostra a trajetória de Cesare Lattes, seu papel na descoberta do píon, nos raios cósmicos e em aceleradores e sua importante influência na criação da infraestrutura da Ciência brasileira. O programa lembra ainda do centenário de Jayme Tiomno (1920-2011), um dos maiores físicos teóricos da história do Brasil e um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro.

A produção também destaca a importância das mulheres cientistas pioneiras no país e os feitos de grandes nomes femininos. É o caso da cientista e política Bertha Lutz, e de Elisa Frota Pessoa, uma das primeiras brasileiras a se formar em Física, em 1942.

O programa traz uma conversa com Gustavo Coep, coordenador de estudo e pesquisa, responsável pelo Programa de Pós Graduação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Ainda durante esta edição, a História da Astronomia no Brasil mostra como os povos indígenas já usavam os astros para tomar decisões sobre colheita e pesca, por exemplo, e como Dom Pedro II se tornou o patrono desta ciência no país.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.