Ciência é Tudo apresenta fatos marcantes da trajetória científica no Brasil

Divulgação TV Brasil
A edição inédita do Ciência é Tudo que vai ao ar este sábado (13), às 8h30, na TV Brasil, percorre marcos históricos e apresenta personalidades e fatos marcantes para a história da Ciência no país. Apresentada pela jornalista Priscila Rangel, a produção também pode ser acompanhada pelo aplicativo EBC Play.

Os momentos de crise mundial, como o que se vive agora com a pandemia de Covid-19, são fundamentais para olhar para trás e refletir sobre os caminhos tomados pela humanidade ao longo dos últimos tempos. 

Neste episódio, a atração mostra a trajetória de Cesare Lattes, seu papel na descoberta do píon, nos raios cósmicos e em aceleradores e sua importante influência na criação da infraestrutura da Ciência brasileira. O programa lembra ainda do centenário de Jayme Tiomno (1920-2011), um dos maiores físicos teóricos da história do Brasil e um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro.

A produção também destaca a importância das mulheres cientistas pioneiras no país e os feitos de grandes nomes femininos. É o caso da cientista e política Bertha Lutz, e de Elisa Frota Pessoa, uma das primeiras brasileiras a se formar em Física, em 1942.

O programa traz uma conversa com Gustavo Coep, coordenador de estudo e pesquisa, responsável pelo Programa de Pós Graduação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Ainda durante esta edição, a História da Astronomia no Brasil mostra como os povos indígenas já usavam os astros para tomar decisões sobre colheita e pesca, por exemplo, e como Dom Pedro II se tornou o patrono desta ciência no país.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato