HBO promove dicas de comunicação inclusiva

Divulgação HBO
A HBO lançou um guia que oferece sugestões para utilização da linguagem inclusiva. Baseado nas expressões utilizadas na série TODXS NÓS, o GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA promove reflexão sobre a comunicação como forma ativa de dar visibilidade a pessoas transgênero ou não-binárias.

Elaborado com o apoio da consultoria especializada em diversidade [DIVERSITY BBOX] e criado pela HBO Latin America, o material traz informações que vão desde o uso de pronomes neutros até construções gramaticais com alternativas à utilização de pronomes masculinos e femininos. Para acessar o material completo, clique aqui.

Confira abaixo algumas dicas para uma comunicação mais inclusiva:

Inclusão do gênero não-binário na língua portuguesa

Hoje, no nosso idioma, usamos o masculino quando falamos de forma generalista. A proposta é passar a usar o som da letra E no lugar do O ou A. Sugere-se também o uso do pronome de gênero ILE no lugar de ELE para evitar a usual generalização no masculino.

Nome de profissões

A noção binária de gênero e generalizações no masculino também aparecem quando vamos denominar profissões. É mais inclusivo usar termos como “corpo docente”, “classe política” e “pessoal da enfermagem” em vez de “os professores”, “os políticos” e “as enfermeiras”.

E se eu não souber o pronome de alguém?

A sugestão é perguntar com respeito. Aqui vão alguns exemplos de como fazê-lo: "Desculpe, quais são seus pronomes?"

"Eu não entendi seus pronomes, quais são?"

"Você pode me lembrar seus pronomes, por favor?"

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato