Home Top Ad

HBO promove dicas de comunicação inclusiva

Share:

Divulgação HBO
A HBO lançou um guia que oferece sugestões para utilização da linguagem inclusiva. Baseado nas expressões utilizadas na série TODXS NÓS, o GUIA TODXS NÓS DE LINGUAGEM INCLUSIVA promove reflexão sobre a comunicação como forma ativa de dar visibilidade a pessoas transgênero ou não-binárias.

Elaborado com o apoio da consultoria especializada em diversidade [DIVERSITY BBOX] e criado pela HBO Latin America, o material traz informações que vão desde o uso de pronomes neutros até construções gramaticais com alternativas à utilização de pronomes masculinos e femininos. Para acessar o material completo, clique aqui.

Confira abaixo algumas dicas para uma comunicação mais inclusiva:

Inclusão do gênero não-binário na língua portuguesa

Hoje, no nosso idioma, usamos o masculino quando falamos de forma generalista. A proposta é passar a usar o som da letra E no lugar do O ou A. Sugere-se também o uso do pronome de gênero ILE no lugar de ELE para evitar a usual generalização no masculino.

Nome de profissões

A noção binária de gênero e generalizações no masculino também aparecem quando vamos denominar profissões. É mais inclusivo usar termos como “corpo docente”, “classe política” e “pessoal da enfermagem” em vez de “os professores”, “os políticos” e “as enfermeiras”.

E se eu não souber o pronome de alguém?

A sugestão é perguntar com respeito. Aqui vão alguns exemplos de como fazê-lo: "Desculpe, quais são seus pronomes?"

"Eu não entendi seus pronomes, quais são?"

"Você pode me lembrar seus pronomes, por favor?"



Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.