Mordomo da família de João Moreira Salles é tema de longa do cineasta

Divulgação Canal Curta!
Durante 30 anos, Santiago foi mordomo da família Moreira Salles, famosa sobretudo no Rio de Janeiro por sua riqueza, influência e erudição. Um dos membros do clã, o premiado diretor João Moreira Salles (Futebol/1998, Nelson Freire/2003, Entreatos/2014, No Intenso Agora/2017), reconhece seu potencial como personagem e passa a focar suas lentes para dentro de sua própria casa – que hoje se tornou o Instituto Moreira Salles – para contar sua história. “Santiago”, a ser exibido no Curta!, mostra a história de um homem singular e mira na forma como o próprio Moreira Salles o enxergava.

O documentário começou a ser gravado em 1992 e mostra Santiago já aposentado, vivendo em um pequeno apartamento no bairro do Leblon, colecionando cerca de 30 mil páginas escritas por ele mesmo, sobre famílias nobres e dinastias de diversos lugares do mundo. As gravações são interrompidas e, apenas em 2005, João Moreira Salles retoma o filme e insere nele um olhar crítico diante de sua própria falta de percepção sobre as relações de poder latentes nas cenas da década de 1990 e sobre a estrutura hierárquica construída entre a família e o antigo funcionário.

Santiago” é uma produção da VideoFilmes, vencedora do Grande Prêmio do Festival Cinéma du Reel, em Paris.  A exibição é na Quarta do Cinema, 10 de junho, às 22h30.

Elza Soares, Ed Motta e Ivan Lins participam de longa que resgata memória musical brasileira

Com o objetivo de valorizar a cultura brasileira, o diretor Bruno Veiga Valentim mostra, no documentário “Do Jazz ao Samba”, o quanto nossa musicalidade influencia artistas e compositores de todo o mundo, sobretudo nos Estados Unidos.

Segundo o filme, apesar da forte influência cultural daquele país, berço do jazz, exercida através da TV, do rádio e do cinema, o Brasil consegue fazer uma espécie de intercâmbio musical, apresentando, por exemplo, nosso samba para o Tio Sam. Artistas brasileiros, como Elza Soares, Ed Motta, Ivan Lins e Diogo Nogueira reforçam o argumento e se posicionam como uma representação de nossa música no exterior. A produção é da Ideias Ideais e da Brasil Raiz Cine 1. A exibição é na Terça das Artes, 9 de junho, às 18h.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato