Série documental revela como robótica revolucionou história da humanidade

Divulgação TV Brasil
A TV Brasil exibe a série documental "Revoluções: as ideias que mudaram o mundo" nesta sexta-feira (26), às 20h30. Neste episódio, a produção internacional destaca como os robôs se revelam uma das invenções tecnológicas mais marcantes na história da humanidade.  

O episódio de 50 minutos mostra que estes dispositivos robóticos estão por toda parte. Hoje os robôs constroem carros, produtos eletrônicos e bens de consumo, além de conduzir procedimentos médicos, desarmar bombas e explorar outros mundos. 

Fora das histórias de ficção científica, os robôs revolucionaram o mundo moderno e estão prestes a revolucionar as casas das pessoas. Com narração de Patrick Stewart e entrevistas de especialistas em robótica, o programa explica como essas criações incríveis são o resultado de anos de experiências e estudos.

Produzida em parceria pelos canais públicos britânico BBC e americano PBS, a série destaca invenções que surgiram de necessidades fundamentais como se comunicar, explorar ou viajar. A proposta é revelar como ciência, invenção, acidente e descoberta se combinam de maneiras surpreendentes e interconectadas para criar o mundo contemporâneo e o homem moderno.

Descobertas e histórias de visionários

Apresentada pelo físico iraquiano naturalizado inglês Jim Al-Khalili, a atração explora a extraordinária história de seis invenções notáveis a partir do aprendizado, conhecimento, sacrifício, determinação e discernimento de pesquisadores visionários. 

A série examina cadernos e esboços originais de diversos inventores. Com recursos de última geração, a ideia é lançar uma nova luz sobre as descobertas de personalidades como Galileu Galilei e Leonardo da Vinci.

A produção também mostra a trajetória e os inventos de pensadores menos conhecidos, como os pioneiros, Ada Lovelace e Bertha Benz, além de apresentar gênios como o estudioso medieval Ibn al-Haytham que a maioria dos espectadores nunca ouviu falar.

Cada episódio aponta histórias pouco conhecidas e é repleto de ideias inacreditáveis como o início da robótica há 2.000 anos ou o caso de uma estrela de Hollywood que, inventora, ao tentar derrotar os nazistas, tornou possível a rede de dados móvel de hoje.

O programa "Revoluções: as ideias que mudaram o mundo" destaca que várias vezes na história da humanidade uma descoberta específica leva a uma aplicação completamente diferente do propósito original e oferece um emprego à invenção que ninguém esperava.

O resultado é uma jornada de tirar o fôlego por milhares de anos da trajetória humana repleta de consequências não intencionais e conexões incríveis. A série indica como ciência, invenção e tecnologia se unem para transformar a vida.

Ao celebrar as conquistas de algumas das maiores mentes do mundo, a produção ainda faz referências a grandes autores da literatura de ficção científica que imaginavam o futuro, como Júlio Verne. Ele escreveu obras sobre o advento de avanços científicos como submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato