Sete documentários sobre música para assistir no Curta! ainda em junho

Divulgação Curta!
O canal Curta! destacou sete documentários de sua programação que focam em artistas e movimentos musicais para os espectadores assistirem na segunda quinzena de junho. Entre eles, três longas serão exibidos em comemoração ao aniversário de grandes artistas: “Karingana – Licença Para Contar” homenageia Maria Bethânia (nascida dia 18); “Gilberto Gil – Antologia Vol. 1” celebra Gilberto Gil (que é do dia 26); e “Alceu – Na Embolada do Tempo” comemora a vida de Alceu Valença, que completa mais um ano de vida no dia 1º de julho.

“Karingana – Licença para Contar”, de Mônica Monteiro

Quinta-feira, 18 de junho, às 21h40 – Em comemoração ao aniversário de Maria Bethânia, no mesmo dia

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique. Diretora: Mônica Monteiro. Duração: 73 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 19 de junho, sexta-feira, 01h40 e 15h40; 21 de junho, domingo, às 18h05; 22 de junho, segunda-feira, às 09h40.

“Tropicália”, de Marcelo Machado

Sábado, 20 de junho, às 13h

“Tropicália" é um retrato de um dos movimentos mais marcantes na cultura brasileira, o Tropicalismo. Feito quase que inteiramente com imagens de arquivo dos anos de 1967, 1968 e 1969, o documentário traz material fotográfico, sequências de filmes e programas de TV especialmente recuperados e deliciosamente embalados pela música de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes e Tom Zé. Um momento de descoberta e confronto no início dos anos de chumbo. Diretor: Marcelo Machado. Duração: 87min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos:  21 de junho, domingo, 19h25.

“Count Basie: Por Ele Mesmo”, de Jeremy Marre

Segunda-feira, 22 de junho, às 22h45

A biografia contada pelas próprias palavras de Count Basie revela as paixões e ambições que inspiraram o famoso pianista. Diretor: Jeremy Marre. Duração: 60min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 23 de junho, terça-feira, às 02h45 e às 16h45; 24 de junho, quarta-feira, às 10h45;

“Gilberto Gil: Antologia Vol. 1”, de Lula Buarque de Hollanda

Sexta-feira, 26 de junho, às 21h30 – Em comemoração ao aniversário de Gilberto Gil, no mesmo dia
“Gilberto Gil — Antologia Vol.1”, sexto documentário realizado por Lula Buarque de Hollanda com o artista, apresenta obras compostas entre 1968 e 1987. Gil revela sua visão de mundo e potência criativa em expansão no início de carreira, num turbulento momento histórico brasileiro. O filme de montagem é construído a partir de vasta pesquisa de imagens de arquivo e revisita o contexto das músicas em conversa com o próprio criador.   Diretor: Lula Buarque de Hollanda. Duração: 70min. Classificação: Livre.

“Jards ”, de Eryk Rocha

Segunda-feira, 27 de junho, às 22h15

"Jards" é um documentário de Eryk Rocha que trata da vida e da obra do cantor Jards Macalé, autor de famosas canções, como “Vapor Barato”, “Gothan City” e “Movimento dos Barcos”. O filme também mostra um pouco do processo criativo do último álbum do cantor, lançado em 2011. Diretor: Eryk Rocha. Duração: 93 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 22 de junho, segunda-feira, 21h; 23 de junho, terça-feira, 01h e 15h; 24 de junho, quarta-feira, às 09h; 28 de junho, domingo, às 13h20.

“Clementina”, de Ana Rieper

Segunda-feira, 29 de junho, às 21h

Filme sobre universo de Clementina de Jesus, revelada aos 63 anos como uma das maiores vozes da história do samba. Considerada por muitos o elo perdido entre a cultura brasileira e as raízes africanas. Diretora: Ana Rieper. Duração: 75 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de junho, terça-feira, às 01h e às 15h; 01 de julho, quarta-feira, às 09h; 04 de julho, sábado, às 22h30; 05 de julho, domingo, às 14h25.

"Alceu – Na Embolada do Tempo”, de Paola Vieira

Segunda-feira, 29 de junho, às 22h25 – Em comemoração ao aniversário de Alceu Valença, dia 1º de julho

O documentário apresenta um painel da carreira do cantor e compositor Alceu Valença, através de performances ao vivo, comentadas pelo próprio e por terceiros, contextualizando sua obra singular na história cultural recente do país. Diretor: Paola Vieira. Duração: 90min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 30 de junho, terça-feira, às 02h25 e às 16h25; 01 de julho, quarta-feira, às 10h25; 04 de julho, sábado, às 14h50; 05 de julho, domingo, às 22h25.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site ideal para quem quer ficar por dentro das novidades do mundo da televisão. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que traz uma cobertura completa da TV, pra você não perder nada. facebook instagram twitter youtube whatsapp telegram bluesky threads

O que achou da notícia? Deixe-nos saber!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato