Wolfgang e Diara ajudam escravizados em fuga em 'Novo Mundo'

Divulgação Globo/João Miguel Júnior
Wolfgang (Jonas Bloch) é um nobre austríaco. Chegou ao Brasil na comitiva da arquiduquesa Leopoldina (Letícia Colin) e conheceu Diara (Sheron Menezzes), filha de Idalina (Dhu Moraes) e irmã de criação de Matias (Renan Monteiro), quando ela foi trabalhar em sua casa. Os dois se casaram, mas o austríaco precisou comprar títulos de nobreza de Dom Pedro I (Caio Castro) para que ele e a esposa pudessem viver melhor diante de uma sociedade que não aceita a união de um nobre com uma ex-escravizada.

No entanto, mesmo casada com Wolfgang, Diara não esquece sua luta e ao lado do marido briga pela igualdade de direitos e liberdade dos escravizados. Nos próximos capítulos da trama, eles organizam uma fuga dos escravizados das fazendas vizinhas e os acolhem em casa. Mas Diara ainda sonha com a liberdade de Idalina e Matias e vai até o fim para conseguir livrá-los de Sebastião (Roberto Cordovani), comerciante de escravizados e dono dos dois.

Novo Mundo’ é escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, com Duba Elia, João Brandão e Renê Belmonte e tem direção artística de Vinícius Coimbra e direção de André Câmara, João Paulo Jabur, Bruno Safadi, Guto de Arruda Botelho e Pedro Brenelli.

ENTREVISTA COM JONAS BLOCH

Como você recebeu a notícia da volta da novela?
Acho que a novela veio em uma boa hora. Ela aborda temas atuais, como o respeito ao direito dos índios, a busca por plantas em nossas florestas, que poderão se tornar futuros remédios, traz informações sobre nossa história e uma trama que aborda temas nacionais importantes.
Como foi a parceria com Sheron Menezzes?
Sheron, além de ótima atriz, é uma grande parceira em cena. Ela se entrega ao papel, compartilha a cena de forma generosa, além de ser encantadora. Fora isto, ainda teve um lado emocional, de conviver com a sua gravidez, sentir os pontapés do Benjamin (primeiro filho da atriz).

Qual a importância desse personagem na sua carreira?
Acho que Wolfgang teve um desafio. O de derrubar o preconceito, que não admite que um idoso possa amar uma pessoa mais jovem e ser correspondido. As pessoas preconceituosas acham que o fato de uma pessoa envelhecer, ela se torna inútil, inválida. Além disso, aborda a relação de um branco com uma negra. A pesquisa da novela mostrou que o público aprovou e torceu pelo casal, que acabou casando e tendo um filho. Isso aconteceu porque eu e Sheron colocamos o sentimento em primeiro lugar.

Qual cena gostaria de rever?
A cena em que Wolfgang perde a virgindade com Diara. Para mim, a melhor cena do casal e uma das mais bonitas de minha carreira.

Qual a cena mais difícil?
Exatamente a cena em que Wolfgang perde a virgindade. Uma cena cheia de contradições, de delicadezas, de encontro surpreendente para os dois personagens.

Que momento das gravações você lembra com mais carinho?
A relação dos diretores com o elenco sempre foi muito parceira, com muito respeito. Isto trouxe para o set um sentimento de equipe. Além disso, o elenco virou uma turma muito afetuosa. A gente se comunica pelo whatsapp do grupo até hoje, com a mesma camaradagem dos tempos de gravação.

Como está a repercussão da novela?
Só elogios. A novela agradou muito. Comentam da variedade de cenários, da reprodução histórica, da beleza da novela. Foram muitas histórias diferentes, com a corte, os índios, a taberna, Domitila, a gráfica, o convento, as tramas com escravizados, as questões políticas, a história do Brasil.

Como acha que o público recebeu a novela, depois de 3 anos da estreia?
Acho que o fato de viver uma pandemia, muita gente que não podia assistir, por causa do horário, agora está assistindo. Os que já viram, pelas mensagens que recebo, estão repetindo, o que é uma prova de que agrada, e muito.

Tem alguma característica ou algo que você aprendeu com o personagem que ficou pra sua vida?
Durante a trama, a personagem de Sheron, Diara, fica dividida entre o amor de Wolfgang e Ferdinando (Ricardo Pereira). A abordagem que Wofgang e Diara para a situação mostra uma compreensão das contradições humanas, o que é mais usual entre europeus do que de latinos, que foi resolvida, muito pela grandeza com que o problema foi encarado.

Como tem passado esses dias de isolamento?
Sou formado em Belas Artes e fiz uma exposição em Portugal que ainda está em cartaz. Tenho desenhado muito, ajudado bastante nas tarefas domésticas, aprendendo a cozinhar com minha mulher, que é uma chef, feito exercícios, lendo, vendo filmes e séries, conversado com a família e amigos por vídeo. Com esperança que saiamos desta melhores e o mais breve possível.

Estava com projetos em andamento antes da quarentena?
Fiz algumas cenas da primeira temporada de ‘Desalma’. Além disto, fiz o filme “A Cerca”, dirigido por Rogério Gomes, o Papinha, que esperamos que seja lançado ainda este ano. Tenho convites para mais dois filmes, mas não se sabe quando irão iniciar as filmagens.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato