Home Top Ad

Acervo Musical resgata repertório infantil neste sábado na TV Brasil

Share:

Divulgação TV Brasil
Embalado por um repertório que remete à nostalgia, o programa Acervo Musical traça um panorama sobre histórias e canções relacionadas à infância na edição deste sábado (1), às 21h, na TV Brasil. A produção celebra personalidades que soltaram a voz para crianças como a diva Carmen Costa, o bamba Neguinho da Beija-Flor, o saudoso Taiguara, a dupla Palavra Cantada e o bloco Gigantes da Lira.

Esses artistas criaram obras que marcaram o cancioneiro nacional. Esses clássicos são lembrados no papo dos apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira. Com trajetórias marcantes, os músicos cantaram obras para os pequenos de diversas gerações O programa já está no app EBC Play.

O Acervo Musical seleciona composições que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no conteúdo de acervo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.

A pureza e a inocência das crianças das crianças inspiraram o duo Palavra Cantada – sucesso de crítica desde a década de 1990. Eles encantam famílias país afora com canções educativas. A apresentação traz um show especial gravado em 2008 para o extinto programa Cena Musical, da TV Brasil.

A edição para a turminha miúda destaca que nem toda música infantil é cantiga de roda. Alguns artistas usam outros recursos para falar com os pequenos. É o caso do projeto Beatles para Crianças e do bloco de carnaval Gigantes da Lira, com tradicionais desfiles mirins na folia carioca há mais de duas décadas.

Astros como Neguinho da Beija-Flor e Taiguara entoaram canções como "Criança, alicerce do mundo" e "Que as crianças cantem livres", respectivamente. Uma das grandes divas do rádio, Carmen Costa fez performance com Ataulpho Alves Júnior na música "Meus tempos de criança" na reinauguração da Rádio Nacional, em 2004, no Rio de Janeiro.

Ainda nessa edição, o Acervo Musical mostra o trabalho do pianista Claudio Dualsberg. Ele compôs a canção "Infância" inspirado em sua própria experiência de vida. A apresentação foi gravada no tradicional festival de Jazz de Moutreux, exibido em 2003, no extinto programa A vida é um show, da TVE/RJ.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.