As curiosidades das gravações da série 'Hebe'

Divulgação Globo/Fabio Rocha
A trajetória de Hebe Camargo, que chega às telas da TV Globo no dia 30 de julho, é marcada por momentos importantes da cantora e apresentadora à frente e longe dos holofotes. Em ‘Hebe’, eles recebem um olhar doce e curioso, e também ângulos incomuns, se comparados à forma como o público sempre assistiu à apresentadora. Os bastidores ganham o primeiro plano, em uma linguagem que transporta o espectador para trás das câmeras – tudo acontece frente aos olhos do público – e a narrativa segue sem se preocupar com a cronologia, em uma costura de memórias feita pela própria protagonista.
A diretora de arte Luciane Nicolino encarou o desafio de retratar a passagem não-linear de tempo por meio dos ambientes em que a apresentadora transitava e de tudo o que fazia parte deles. “Precisávamos remeter o público a determinadas décadas de forma que ele entendesse as épocas em que tudo aconteceu. Fizemos, então, uma tirinha de como era a percepção das cores ao longo dessas décadas para criar uma paleta e um filtro específicos para cada uma delas”, explica Luciane.
Além da paleta de cores e dos filtros criados, as casas em que a apresentadora viveu desde que sua família se mudou para São Paulo ajudam a ilustrar as diferentes épocas retratadas em ‘Hebe’. Elas aparecem durante toda a série e foram filmadas em variadas locações. Dentre elas, a casa real para a qual a artista se mudou com o marido Lélio Ravagnani (Marco Ricca) e onde faleceu, até hoje mantida por seu sobrinho Claudio Pessutti, no bairro do Morumbi, em São Paulo. 
Para ambientar os espaços, além de uma infinidade de objetos de antiquários e lojas de aluguel existentes em São Paulo, a equipe teve em mãos um acervo especial: os itens pessoais de Hebe, preservados em sua casa, que agregaram muito à história. “Ela tem um acervo espetacular da vida inteira – todos os prêmios que ganhou, desde a época do rádio, fotos, álbuns, os presentes... Claudio Pessutti, muito generosamente, nos cedeu móveis, roupas, sapatos e vários outros objetos”, revela a diretora. 
Já alguns cenários de estúdio de televisão onde Hebe trabalhou (SBT, Record e Bandeirantes) foram refeitos em teatros, forma como originalmente os programas de TV eram gravados na época.
As equipes de figurino e caracterização também precisavam retratar o avanço do tempo em décadas por meio das roupas e da maquiagem usada pela artista. Principalmente para o figurinista Antonio Medeiros e sua equipe, um fator foi de grande importância no processo: eles tiveram acesso a todas as roupas, sapatos, bolsas e acessórios reais de Hebe, guardadas até hoje em sua casa do Morumbi. Tudo usado para compor mais de 100 looks desde a década de 1980 até o final da vida da apresentadora. 
“A grande maioria das peças serviu perfeitamente ao corpo da Andrea Beltrão. Foram raríssimas as vezes em que eu tive que fazer algum ajuste. E como para a fase de 2000 a 2012, em que a Hebe está mais velha, queríamos deixar a Andrea menos moldada e menos escultural, optamos por deixar as roupas exatamente como elas caíam”, afirma Antonio.
Para as outras fases da personagem, o figurinista conta como trabalhou: “Os anos 40 formam a fase mais pobre dela, ainda muito garota. Estudamos o que era comum no interior de São Paulo e brincamos com algumas peças. Para os anos 60 e 70, foram usadas muitas peças de brechó e também muita roupa contemporânea levada para épocas anteriores”. 
Capítulo à parte na vida de Hebe e marca registrada da artista, as joias que aparecem na série são réplicas dos modelos originais. “É claro que é impossível ter os tamanhos e as proporções exatas porque é tudo muito grande. O coração de esmeralda que ela usava deve ter uns seis centímetros de diâmetro, todo cravejado de diamantes. Hoje, parece absurdo imaginar uma pessoa usando uma esmeralda assim. Mas a Hebe se dava esses presentes e isso era algo muito particular dela”, reflete Antonio.
Parte fundamental de toda a produção da série, a caracterização, assinada por Simone Batata, ressalta detalhes das fisionomias de cada personagem. Para as atrizes Valentina Herszage e Andrea Beltrão, ela conta que partiu de um longo e valioso processo de pesquisa: “A gente estudou as próprias coisas da Hebe, em seu acervo de fotos e reportagens que ainda estão em sua casa. Bebemos na fonte, num acesso muito privilegiado”.
Para aplicar tudo o que pesquisaram, Simone e sua equipe usaram muitas perucas. “A Hebe foi ficando loira e afinado a sobrancelha para a televisão. Ela tinha sua vaidade, mas foi moldando suas mudanças pelo o que percebia necessário fazer para o seu público”, diz. 
Na maquiagem, um jogo de cores marca as décadas retratadas na trama: “Muita cor nos anos 60, quando se usava mais verde e azul. Nos anos 50, tons secos com mais delineador. Nos anos 80, aquela loucura: muita maquiagem! A Hebe era muito mais ligada ao cabelo do que à maquiagem; ela tinha muito cabelo e brincava com ele de várias formas”, detalha a caracterizadora. Já na fase final da vida da apresentadora, o objetivo foi justamente deixar alguns aspectos bastante aparentes, como a peruca que Hebe usou quando perdeu cabelo em função da doença que levou a sua morte.
‘Hebe’ estreia na TV Globo no dia 30 de julho e vai ao ar às quintas-feiras, após ‘Fina Estampa’. Original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo, a série é criada e escrita por Carolina Kotscho, tem direção artística de Maurício Farias e direção de Maria Clara Abreu. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato