Caminhos da Reportagem destaca esforço no combate ao desmatamento e queimadas na Amazônia

Divulgação TV Brasil
O programa Caminhos da Reportagem que a TV Brasil leva ao ar no domingo (5), às 20h, viaja até os três estados recordistas em desmatamento no Brasil - Pará, Mato Grosso e Rondônia - e acompanha as primeiras ações da Operação Verde Brasil. A força tarefa une as Forças Armadas, Polícia Federal, IBAMA, Força Nacional e secretarias estaduais de Meio Ambiente com o objetivo de desarticular quadrilhas de madeireiros e garimpeiros na área da Amazônia Legal. 

Desde o início da segunda edição da Operação Verde Brasil, em 11 de maio, 116 pessoas foram presas por crimes ambientais na Amazônia, mais de 175 milhões de reais em multas foram aplicados e quase 20 mil metros cúbicos de madeira foram apreendidos. Este ano a Operação Verde Brasil foi antecipada para coibir os principais crimes ambientais que ocorrem nesta época.

Em Nova Ubiratã, no Mato Grosso, a equipe de reportagem do programa registrou o flagrante de um estoque de madeira ilegal. Na região de Marabá, no Pará, os agentes da Operação Verde Brasil descobriram um garimpo ilegal responsável pela destruição da floresta numa terra que pertence à União. 

Em 2019, o desmatamento e as queimadas na floresta foram notícia em todo o mundo. Este ano, ao combater as ações ilegais no período chuvoso, a expectativa é que não haja madeiras cortadas para que os chamados “toreiros” realizem a queimada na época da seca. Um contragolpe para quem esperava aumentar a área de pastagem nos estados da região amazônica.

A meta da Operação Verde Brasil para 2020 é que o índice de queimadas nos cinco estados da Amazônia, alvo das ações conjuntas, fique abaixo da média histórica. Para isso, todo tipo de tecnologia está à disposição: imagens de satélites, sobrevoos de helicóptero e mapas de focos de calor.

O Caminhos da Reportagem deste domingo mostra também que existem alternativas sustentáveis para quem vive da floresta Amazônica. A equipe visitou uma fazenda em parte desmatada pela pecuária que adotou o sistema agroflorestal e vem tendo lucro com o cultivo de plantas nativas, como o açaí e o cupuaçu.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato