Canal Brasil exibe o documentário "They Will Have To Kill Us First"

Divulgação
No próximo sábado, dia 11/07, às 19h, o Canal Brasil exibe o documentário “They Will Have to Kill Us First”, da diretora norte-americana Johanna Schwartz. O filme conta a história de músicos do Mali, ex-colônia francesa na África, após a invasão jihadista no norte do país, em 2012, que proibiu as manifestações artísticas.

A diretora aborda os efeitos das guerras civis em países africanos, sobretudo a partir das investidas do Estado Islâmico, sob o ponto de vista cultural. O norte do Mali foi alvo de constantes batalhas entre forças oficiais do exército do país e radicais do grupo terrorista desde o início da década de 2010. Em 2012, quando os rebeldes assumiram o poder, instituíram uma forma das mais radicais de lidar com os costumes da população, que vai desde o código de costumes até a abolição das formas culturais. A documentarista conviveu anos com músicos que foram obrigados a buscar exílio depois de terem sua arte – e também seu emprego – considerados ilegais e passivos de punições assustadoras.

O documentário traz vários perfis de maleses afetados pelas novas leis. Há bandas de rock e pop que se apresentavam em bares locais e estavam prestes a assinar contratos com gravadoras para expor sua arte para o resto do mundo, cancioneiros populares e até pessoas que faziam casamentos e festas. Todos eles lembram a vida antes da chegada dos jihadistas, a liberdade para executar seu ofício sem medo de represálias e as brutais leis dos novos comandantes – que envolviam até cortar a mão de quem os desobedecesse. Alguns migraram para outras cidades do país, outros cruzaram a fronteira e buscaram exílio em Burkina Faso. Todos, no entanto, são unânimes ao afirmar a importância da música em suas vidas. “Eles terão que nos matar primeiro”, como diz o título do filme, demonstra o tamanho do buraco que as notas musicais deixaram em suas almas.

They Will Have To Kill Us First (2015) (105’)
ESTREIA
Direção: Johanna Schwartz
Classificação: 16 anos
Horário: sábado, dia 11/07, às 19h.
Alternativos: terça, dia 14/07, às 11h e quinta, dia 16/07, às 15h30.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato