Carolina Kotscho e Maurício Farias falam sobre 'Hebe'

Divulgação Globo/Fábio Rocha
Em ‘Hebe’, série que estreia no próximo dia 30 na TV Globo, quem recebe a missão de contar a história da artista ao público é ela mesma, assim como fez em vida. Mas isso não acontece de maneira linear. Através das memórias da própria protagonista, o roteiro é delicadamente bordado por um livre vai e vem no tempo, que contempla situações vividas pela personagem desde a sua adolescência, antes do despertar artístico.

Desta forma, situações vividas em períodos completamente diferentes se unem por um sentimento comum - ou mesmo antagônico. Nesta medida, é possível que desdobramentos do casamento de Hebe e Lélio, na década de 1980, dividam o mesmo episódio que o primeiro contato de Hebe e Décio, na década de 1960.

Já no quesito realização, o diretor artístico Maurício Frias procurou, para além de mostrar a vida de Hebe, lançar mão de ângulos incomuns, se comparados à forma como o público sempre assistiu à apresentadora, levando o expectador para trás das câmeras.
Outro conceito que guia toda a concepção artística de ‘Hebe’ é a fuga de uma reprodução literal das histórias, das aparências das pessoas e dos acontecimentos. Por se tratar de uma releitura da trajetória de Hebe Camargo, os personagens são apresentados com todas as suas nuances e os detalhes que marcam suas personalidades. 

Na entrevista a seguir, Carolina e Maurício falam sobre esse trabalho.

ENTREVISTA COM A AUTORA CAROLINA KOTSCHO   

Qual foi a maior dificuldade em resumir uma carreira e uma vida tão movimentada em dez episódios?
Era um material tão rico, tão denso, que o que eu fiz foi um mergulho muito solto e profundo. Eram mais mais de 3 mil recortes de jornais e revistas, que uma fã guardou, desde que a Hebe estreou no rádio até o final da vida dela. Então, eu tinha a Hebe na primeira pessoa com todas as contradições e todas as exposições dela. Eu fiquei muito emocionada com o resultado porque tudo era um risco enorme. Era um risco você ter um Roberto Carlos que não é ele. Uma Hebe que não é ela. Quando a gente conta a nossa história, a gente não conta ela cronologicamente. Um assunto puxa o outro, como a morte da Carmem Miranda, que faz a Hebe se lembrar de uma música que ela cantava. Eu tinha indicado no roteiro esses gatilhos das transições, mas o que Maurício e Maria Clara fizeram foi muito além do que eu tinha imaginado. Deu tudo muito certo!

Como surgiram os nomes de Andrea Beltrão e Maurício Farias para a realização do projeto? 
Eu pensei na Andrea Beltrão porque me encantei quando eu assisti a um filme do Eduardo Coutinho chamado ‘Jogo de Cena’, e tive certeza de que ela poderia fazer a Hebe como eu imaginava. Acho brilhante o que ela faz nesse filme: a Andrea tem a energia explosiva da Hebe, mas nesses filme chega também em um lugar íntimo do drama, e é muito difícil encontrar as duas coisas em uma atriz. Então eu não tive dúvidas de que a Andrea daria conta do recado. Ela não se parece fisicamente com a Hebe, mas ela ocupou esse lugar muito bem. O trabalho do ator depende de dar conta da intensidade de um personagem e eu vi na Andrea essa pessoa.   

Em relação ao Maurício, além de todo o sucesso que faz na TV e com o humor, ele também tem um trabalho autoral. Sob esse aspecto, o filme mais autoral dele é o ‘Verônica’, que é um drama muito denso. Então, de alguma maneira, tanto Andrea quanto Maurício trazem o que o projeto ‘Hebe’ precisava. Eles fazem sucesso, têm o brilho e a experiência da TV, mas procuram, em seus projetos autorais, o drama. E é esse encontro que a história da Hebe pedia.

Quais momentos que ficaram de fora da série e que se você pudesse você incluiria ?
Nossa, tanta coisa! É muito difícil. Se você pegar o Roda Viva com a Hebe, cada palavra dela fazia sentido com muita força e verdade. Toda a parte dela mais jovem é um universo muito interessante. A história do país passava por aquele palco, e cada historia de amor dela dava uma história inteira. Acho que a essência está lá, o desafio era esse escolher os momentos que melhor a representavam. Tudo que está ali na série, a Hebe fala em algum momento da vida.

ENTREVISTA COM O DIRETOR ARTÍSTICO MAURÍCIO FARIAS

Porque escolher mostrar a vida da Hebe de um ângulo diferente ao que público se acostumou a vê-la?
A televisão e os programas de auditório têm certa formalidade, então procuramos contar a história como se o público estivesse vendo os programas sendo feitos e não mostrando os programas como eles eram. Procuramos incorporar à linguagem da série a sensação de que aquilo tudo estava acontecendo bem naquele momento. Na série, o público está atrás das câmeras

O quanto uma história como a de Hebe Camargo dialoga com o cenário atual?
A sociedade vive um momento particular. As pessoas têm dificuldade de se entender, de debater, de escutar, e isso tudo a Hebe fazia muito bem. Ela era uma pessoa da fala e do diálogo. A imagem dela foi sendo transformada ao longo do tempo: de “rainha da gafe”, como já foi chamada, à maior comunicadora do Brasil tem uma distância enorme. E ela construiu essa mudança de opinião das pessoas através do diálogo. Lutou durante toda a vida profissional para manter os programas ao vivo e ter um controle sobre o que estava sendo dito. A opinião dela a levou em lugares de muito confronto. Hebe foi processada, censurada. Ela é uma figura que representa uma pessoa que, a todo tempo, procurou ter diálogo com quem quer que fosse.

O que o público pode esperar da série ‘Hebe’?
Um reencontro com essa comunicadora e essa mulher incrível que era a Hebe Camargo, completamente à frente de seu tempo, e que já nos anos 40 tinha uma postura muito diferente das mulheres da época e muito mais parecida com a postura das mulheres de hoje. Alguém que teve muita resistência durante todos os anos de vida, não só profissionalmente como também em sua vida particular. E que vivia, de certa forma, uma contradição, porque era uma mulher tão à frente de seu tempo e, no entanto, também sonhou em ser e representou uma mulher do seu próprio tempo – a dona de casa, a rainha do lar, essa “madrinha do Brasil” que ela foi se tornando. Não é à toa que os programas da Hebe tinham um sofá no cenário, lembrando uma sala, uma casa. Acho que isso representa a Hebe em toda a sua complexidade e em toda a sua grandeza, com todas as suas fragilidades.

Hebe’ estreia na TV Globo no dia 30 de julho e vai ao ar às quintas-feiras, após ‘Fina Estampa’. Original Globoplay, desenvolvida pelos Estúdios Globo, a série é criada e escrita por Carolina Kotscho, tem direção artística de Maurício Farias e direção de Maria Clara Abreu.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato