Home Top Ad

Céline Imbert estreia série na Rádio Cultura FM neste domingo

Share:

Divulgação 
Neste domingo (2/8), às 14h, estreia na Rádio Cultura FM (103,3) a série A Voz Humana, com a consagrada cantora lírica Céline Imbert. Com 13 programas, a série destaca o poder da voz cantada na expressão e na estimulação dos sentimentos humanos.

Segundo a soprano dramático Céline Imbert, “este programa não será um programa didático. Não pretendo ensinar nada a ninguém. Apenas, desejo mostrar ao ouvinte que a voz é um poderoso instrumento de comunicação que, através do canto, potencializa enormemente toda a sorte de sentimentos humanos”.

Na série semanal A Voz Humana, o ouvinte entra em contato não apenas com a Ópera, que durante 33 anos foi a profissão da apresentadora, mas também com o Fado, o Tango, o Bolero, o Jazz, o Folclore, a MPB, a Música de Câmara, a Música Coral e a Música de Grupos Vocais. O objetivo é que o ouvinte entre em contato com homens, mulheres, jovens e crianças cantando. “A verdade está em todos os seres humanos. O canto, em toda a alma”, afirma Céline.
Duas “réguas” medem e dão critério para a escolha das obras que serão ouvidas: a da qualidade e a do espanto. Só serão ouvidas músicas interessantes. Poderão ser exuberantes ou simples; alegres ou tristes; enérgicas ou cheias de balanço. Não importa. Para Céline, as músicas “deverão ser bonitas e, acima de tudo, bem gravadas, em modo digital.”

Já o espanto se explica através da “quebra” de sentimentos despertados entre uma música e outra, isto é, não será sempre a mesma emoção que será gerada no ouvinte. De uma música que estimulou sua devoção religiosa, por exemplo, pode, em seguida, ouvir uma outra que lhe cause leveza de espírito e vontade de dançar. Não há uma sequência anímica. Há uma pluralidade de humor. E este é o objetivo: manter o ouvinte em contato com a música que escuta e com a diversidade de emoções que sente. Isto, para mostrar a ele que, em qualquer estado de ânimo, a verdade se revela e envolve a consciência da própria existência.

A intenção da apresentadora e criadora do projeto é que esse programa humanize as pessoas; as torne mais flexíveis, mais atentas a toda a beleza. Mais abertas à abundância e à magia da vida. A música, como grande arte que é, e o canto, como energia invisível que permeia nosso espírito, pode ser um caminho para o despertar da lucidez, da realidade e da construção da felicidade nas nossas vidas. Simples, assim.


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.