Domingo na TV Cultura tem reportagens e séries inéditas na faixa de meio ambiente

Divulgação TV Cultura
No domingo (5/7), na faixa de meio ambiente da TV Cultura, o programa Planeta Terra estreia a série Vale de Água e Fogo, a partir das 17h. Na sequência, às 18h, o Repórter Eco leva ao ar reportagens inéditas sobre as mudanças climáticas na Sibéria e a importância da joaninha, personagem de projeto de educação ambienta, e ainda faz uma homenagem a Higino Tenório, líder indígena vítima da Covid-19.

No primeiro episódio de Vale de Água e Fogo, chamado Temporada Esmeralda, é final de novembro no Vale de Luangwa, em Zâmbia, na África, e as chuvas começaram. Isso marca o fim de uma das mais difíceis estações secas já registradas e desencadeia uma transição. A estação chuvosa é curta, mas entre novembro e março as chuvas e as tempestades não são estranhas ao Vale. As mudanças que ocorrem neste período são algumas das mais dramáticas da África. As planícies que secaram germinam brotos verdes frescos, e os bosques ressecados estão cheios de folhagens. A nova temporada traz um mundo totalmente novo. O rio Luangwa, que desacelerou para a correnteza lenta, reabastece para se tornar um poderoso espetáculo sinuoso.

Logo após o Planeta Terra, o Repórter Eco leva ao ar reportagens inéditas. A primeira é sobre as mudanças climáticas na Sibéria. Situada perto do Pólo Norte, a região é uma das mais frias da Terra e enfrenta uma onda de calor com altas temperaturas jamais registradas antes. Durante o mês de junho, os termômetros ultrapassaram várias vezes a marca de 30ºC, um recorde. Para se ter uma ideia, a média histórica nesta época é de 0ºC. A matéria conta com entrevistas de Jefferson Cardia Simões, glaciólogo e coordenador de Pesquisas na Antártica, e Amyr Klink, navegador e escritor.

Em uma comunidade indígena, o idoso é o guardião da sabedoria e das tradições. Sua morte abala todo o grupo. A outra matéria do Repórter Eco presta homenagem ao líder da etnia Tuyuka, Higino Tenório, que morreu vítima da Covid-19. No documentário Pelas Águas do Rio de Leite, ele coordenou expedições por rios da Amazônia.

O último assunto abordado no programa é sobre a joaninha. Ela desperta a simpatia e a atenção das pessoas pela beleza e por ser o símbolo da sorte. Mas ela tem uma função importante no equilíbrio da natureza, controla a população de outros insetos. Por isso, virou personagem de um projeto de educação ambiental nas escolas.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato