Home Top Ad

Museu do Caju em Fortaleza é o destino do programa Conhecendo Museus

Share:

Divulgação TV Brasil
A TV Brasil apresenta nesta quarta (8), às 7h15, o programa Conhecendo Museus com uma viagem até a capital cearense para mostrar as curiosidades do Museu do Caju. Com belezas naturais, praias belíssimas, povo acolhedor e muitos lugares fantásticos para se visitar, Fortaleza é o cenário do episódio em que a emissora pública desvenda a história do caju.

Para se ter uma ideia, dos 184 municípios do Ceará, cerca de 64 produzem a fruta. O Museu do Caju ocupa uma chácara com 25 tipos de árvores frutíferas, flores e três cajueiros-rei, além de outros da espécie anão precoce. É um universo de tanto caju.

O Museu do Caju é o primeiro dedicado a essa fruta do mundo. O espaço foi criado em 2007 para promover a inclusão sociocultural, ambiental e turístico. Sua principal proposta é trabalhar o caju como instrumento de mudanças para o Ceará por meio da cultura, da culinária e do artesanato.

A chácara que abriga o museu possui 5 mil metros quadrados, mais quatrocentos de construção. O espaço possui a Casa-Grande, que abriga parte do acervo do museu, área para exposições temporárias, oficinas de culinária e uma loja de produtos fabricados pelos produtores de caju. Contém peças importantes que ajudam a contar e a resgatar a memória e a cultura da fruta no estado.

Quem visitar o museu vai conferir uma exposição com quadros de diversos artistas brasileiros que colocaram o caju como destaque em todas as obras. Entre os exemplares estão uma pintura de Carmem Miranda com o turbante cheio destas frutas e outra em relevo para deficientes visuais feita pela artista plástica cearense Lia Batista.

Também está à disposição do público uma maquete de uma fábrica de processamento da castanha de caju, uma biblioteca com centenas de livros e um acervo digital. Além disso, o visitante pode participar de oficina de culinária e também levar para casa produtos derivados do caju.

O local que abriga o Museu do Caju é uma das últimas chácaras em extensão territorial no estado do Ceará. Além disso, a casa grande é de alvenaria e possui um alpendre suspenso por colunas de madeira e o mais incrível de tudo: um cajueiro gigante protege a entrada ao formar galhos em uma espécie de túnel. 


Nenhum comentário

Comentários Ofensivos ou Irrelevantes e os que conter publicidades serão todos excluídos.