Pirataria tradicional de TV paga segue firme mesmo com avanço das tecnologias

Divulgação Pixabay
Por mais que o uso de decodificadores ligados à internet esteja crescendo, a pirataria tradicional de sinal de TV paga ainda persiste e deve demorar a desaparecer no Brasil.

Segundo a gerente antipirataria da Sky, Ana Sousa, o método de desbloqueio de canais que utiliza duas antenas, uma para captar o sinal “free-to-air” (FTA) e outra para obter as chaves de encriptação dos satélites, segue com ampla demanda em grandes centros e no interior do país. Essa modalidade é requerida em áreas onde a banda larga por fibra óptica ainda não chegou.

“A penetração da internet no Brasil hoje é na casa dos 70%, e nem para todos é uma internet super-rápida, é uma internet que ainda está melhorando. Então a FTA ainda é um grande competidor da pirataria por IPTV”, afirmou durante a live sobre o tema realizada nesta segunda-feira, 13, pelo  portal de notícias Tele.Síntese.

Para ela, embora ainda muito popular, essa modalidade tende a ser trocada paulatinamente por métodos mais simples de pirataria, como o acesso direto aos conteúdos via sites pelo tablet, computador ou smartphone, ou pelas “caixinhas”, decodificadores que sintonizam o sinal desviado das programadoras de TV paga.

CONVERGÊNCIA

Ygor Valério, CEO da empresa LtaHub, especializada no combate à pirataria, concorda que a FTA segue viva. Mas ressalta que tudo no futuro dependerá na internet. ''Daqui a 10 anos, tanto as redes de distribuição de conteúdo legal, quanto a ilegal, devem se consolidar na internet'', disse.

Para ele, as autoridades devem se debruçar hoje sobre o combate à pirataria digital. ''Independente de um ser maior que o outro, temos que tratar um problema que ainda não está bem tratado do ponto de vista regulatório, que é como fazer esse trabalho na internet, por ser o vetor de maior crescimento em distribuição de conteúdo'', defendeu.

Ele se baseia em números recentes. Estimativas das entidades Alianza e MPA, que reúnem operadoras e produtoras de conteúdo no combate à pirataria, dão conta de que em 2019 os sites piratas receberam na América Latina 7,2 bilhões de visitas. Desses, 438 milhões eram buscas por conteúdos transmitidos ao vivo. O que gerou prejuízo de R$ 9 a R$ 13 bilhões de reais para a cadeia do audiovisual.

''São números expressivos, que se não conseguirmos reduzir, levarão à destruição de 150 mil postos de trabalho na região nos próximos anos'', destacou Eduardo Carneiro, coordenador de combate à pirataria da Ancine, também participante do debate. *Com informações Telesíntese

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato