Site revela detalhes sobre o novo serviço de TV via streaming da operadora Claro

Reprodução
De acordo com o site Tecnoblog, a operadora multiserviços Claro se prepara para oferecer o serviço via streaming, com canais ao vivo pela internet, sem necessidade de cabos coaxiais ou antenas DTH. O novo serviço possibilita a operadora oferecer conteúdo como canais de esporte e acesso a filmes até mesmo para não-clientes dos seus serviços tradicionais. Ela ainda irá lançar a Claro Streaming Box, que levará conteúdo para clientes usando apenas banda larga.

O site ainda conseguiu ter acesso ao manual do equipamento que será oferecido com o novo serviço. O material esclarece que o cliente terá acesso a emissoras de TV aberta, canais de esporte e conteúdos do Telecine, HBO, Fox Premium, Paramount+, Looke, Philos, Premiere e Combate, assim como Netflix e conteúdo disponível no NOW.

A instalação do serviço não dependerá de um técnico ir até a casa do cliente para realização do serviço. Diferente da TV por assinatura comum, é possível levar a streaming box para qualquer local do território nacional.

Para usar a streaming box, a Claro recomenda banda larga com velocidade mínima de 10 Mb/s. O cliente pode optar por qualquer provedor de internet, não restringindo acessos apenas pela banda larga NET Vírtua. O produto ainda permite pausar a programação ao vivo, bem como recomeçar um programa já iniciado ou gravar algum conteúdo.

Ainda não há detalhes sobre o restante da programação, planos e preços, ou mesmo se a nova plataforma de TV também será acessível através de aplicativos, como o NET Now. Assinantes do serviço de streaming receberão a TV box gratuitamente, com limitação de apenas um equipamento por contrato. Não há fidelização para o produto, que deve ser devolvido em caso de cancelamento.

O manual do produto esclarece que o streaming da Claro é adequado para clientes que não estão interessados em TV a cabo. Quem estiver interessado em uma experiência “completa” deve assinar um pacote tradicional da NET. A cartilha informa que a contratação não está disponível para assinantes de TV, e interessados devem trocar o produto atual pelo novo formato ou realizar um novo cadastro.

Ainda que o serviço de streaming da Claro se assemelhe mais a produtos como Netflix, o modelo de cobrança parece ser similar ao de uma assinatura tradicional de TV a cabo: a cartilha menciona que há descontos para quem optar pela fatura digital com débito em conta corrente. Normalmente se espera que o pagamento de serviços online seja feito com cobrança com cartão de crédito, débito ou cartões de presente, sem qualquer possibilidade de envio da fatura pelos Correios.

O manual de instruções revela que a streaming box da Claro é fabricada pela Sagemcom, que também fornece decodificadores de TV a cabo e modens de banda larga para a operadora.

A caixinha tem um processador Broadcom BCM72604, com 2 GB de RAM e 4 GB para armazenamento. O equipamento suporta codecs H264 HPL4.1 (MPEG4 AVC), MPEG2 (PH@HL), HEVC/H.265 e VP9, fornecendo resolução 4K através da porta HDMI 2.0 com suporte a HDCP 2.2.

Nas demais conexões, a Claro Streaming Box tem porta Gigabit Ethernet, Wi-Fi 802.11ac com MIMO 3×3 e suporte a redes de 2,4 GHz e 5 GHz, além de Bluetooth 4.2 LE e uma porta USB 2.0 para dispositivos externos. A parte traseira também tem saída S/PDIF para home theater e equipamentos de som.

Não há qualquer informação sobre o sistema operacional embarcado, nem quais aplicativos são suportados além da Netflix. O controle remoto é idêntico ao dos decodificadores de TV paga da NET.

As especificações do manual que recebemos são exatamente as mesmas do S4KW2, homologado na Anatel pela Sagemcom. O equipamento é certificado como ''Equipamento Terminal de Usuário de TV por Assinatura''.

Divulgação Tecnoblog 

Divulgação Tecnoblog 

Divulgação Tecnoblog 

Divulgação Tecnoblog 

Divulgação Tecnoblog
Divulgação Tecnoblog 

Divulgação Tecnoblog
A Lei impede o lançamento do serviço

O CMO da operadora, Márcio Carvalho, afirmou durante o evento Streaming Brasil, realizado pelo site Teletime, que a companhia trabalha com essas possibilidades caso a regulação do setor de TV por assinatura seja alterada. Atualmente, há intenso debate no Congresso, na Anatel e na Ancine a respeito da validade da Lei do SeAC para apps das programadoras que fornecem seus canais para as operadoras.

''A nossa estratégia depende muito da Lei do SeAC. A partir do momento em que houver um entendimento distinto, avaliamos a possibilidade não só de transmitir conteúdo linear pelo Now. E havendo o entendimento que o OTT está fora do SeAC, pensamos também em produção de conteúdo'', afirmou o executivo.

Segundo ele, a questão é urgente e precisa ser resolvida logo, pois vem travando aportes financeiros no país. Ele criticou o fato de que as operadoras estão sujeitas a regulação, obrigações e tributos diferentes dos que incidem sobre os serviços OTTs. Assim, se houver permissão, todos os operadores vão eventualmente migrar para OTTs próprios.

''O problema regulatório é grave porque inibe o investimento e inibe a inovação. O jeito errado de regular é regular por tecnologia. O correto deveria ser regular o serviço, que é a arte de entregar o conteúdo para o consumidor'', acrescentou.

Vale lembrar que a Anatel defende alterações na Lei do SeAC a fim de permitir a propriedade cruzada entre produtoras e operadoras, além da revisão dos tributos incidentes sobre o segmento. E também que a Claro já se manifestou antes pelo fim da Lei do SeAC, via pressão do setor no Congresso Nacional.

Anderson Ramos

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato