Smart TVs deverão ter DTV Play a partir de 2021

Divulgação
Nesta terça-feira (28), foi publicada a portaria Interministerial nº 40 que determina que, a partir de 2021, os televisores tenham o DTV Play (Perfil D do Ginga), recurso de interatividade do padrão de TV digital aberta brasileira. A portaria emitida pelo governo federal alterou o PPB - Processo Produtivo Básico - para produção de televisores com tela de cristal líquido.

Aplicativos para o perfil D do Ginga, permitirão uma nova forma de interação dos telespectadores com o conteúdo disponibilizado pelas emissoras, tanto via broadcast como broadband. Entre os benefícios, os consumidores poderão acessar os aplicativos, sem saírem do ambiente da TV aberta.

Com o DTV Play os noticiários, as novelas, reality shows e os comerciais terão um viés muito mais interativo e moderno. Os telespectadores terão experiências parecidas com as encontradas atualmente nos serviços de streaming.

De acordo com José Marcelo Amaral, presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD), com a portaria divulgada pelo Ministério, o esforço de todos que trabalharam na especificação desse novo padrão foi recompensado.

"O Fórum do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (Fórum SBTVD) mais uma vez demonstra sua vocação para desenvolver pesquisas e inovações tecnológicas referentes à TV digital aberta, promovendo a melhoria contínua do serviço de TV", destacou.

Desde seu lançamento em 2007, a interatividade passou a ser um importante componente e diferencial do sistema de TV digital brasileiro, sendo inclusive fator de motivação pela adoção de outros países, e o Ginga é reconhecido pelo ITU (International Telecommunication Union) como padrão IBB - Integrated Broadcast-Broadband desde 2018.

"Nós estamos muito felizes que o sistema especificado pelo Fórum será usado nos aparelhos de televisão Smart, progressivamente, até 2023, trazendo inúmeros novos serviços para a população. E estará à disposição de todos os segmentos que produzem TV aberta e streaming no Brasil", ressalta o executivo.

O DTV Play, o mais novo perfil do Ginga, é o resultado do trabalho conjunto dos setores de academia, radiodifusão, recepção, software, transmissão e do governo brasileiro, que compõe o Fórum SBTVD.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato