TV Cultura celebra a democracia e promove semana especial sobre a Revolução de 32

Divulgação TV Cultura
A partir deste domingo (5/7), a TV Cultura leva ao ar uma programação temática e especial sobre a Revolução Constitucionalista de 32. O Movimento foi liderado pelo Estado de São Paulo contra o regime ditatorial instaurado por Getúlio Vargas em 1930 e a favor da convocação de uma Assembleia Constituinte. Intitulada São Paulo, Sempre à Frente de seu Tempo, a campanha pela democracia surge com o objetivo de mostrar a saga dos paulistas que foram às armas em defesa dos diretos democráticos. Foi um movimento com ampla adesão popular, fortemente difundido pelas emissoras de rádio, pelos jornais e revistas.

O projeto pretende provocar uma reflexão sobre a luta pela preservação dos valores democráticos. “Vivemos um momento em que ocorrem no país manifestações — ainda que pequenas — a favor do autoritarismo e é contra isso que nos posicionamos”, diz José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta.

Programação

Durante a semana, serão exibidos diversos interprogramas que contarão a história do movimento que resultou na Constituição promulgada dois anos depois – em 1934 – de franco caráter progressista e inspirado na Constituição alemã da República de Weimar. As peças também trarão à luz a relação dessa antiga constituição com a nossa carta magna de 1988, a Constituição cidadã, que teve à frente o paulista Ulysses Guimarães.

Os programetes contarão ainda com a participação de slammers em releituras de artigos fundamentais da atual Constituição, como o fortalecimento e independência do Judiciário, a demarcação de terras indígenas, a igualdade de gênero, liberdade de imprensa etc.

Com o Estado sob intervenção e cada vez mais pressionado pelo regime instaurado por Getúlio Vargas, após o golpe de 1930, os paulistas se mobilizaram em defesa de princípios constitucionais que hoje regem a maioria dos países livres. No domingo (5/7), às 18h30, o Matéria de Capa explora esses acontecimentos a partir do olhar de grandes nomes da academia brasileira. O programa traz entrevistas com Jorge Cintra, presidente executivo do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP); Roberto Pompeu De Toledo, jornalista e autor do livro A Capital da vertigem - Uma história de São Paulo de 1900 a 1954; e Boris Fausto, considerado um dos maiores historiadores do Brasil e autor do livro A Revolução de 30.

Já na quarta-feira (8/7), às 22h15, o Opinião Nacional discute o Pacto Federativo Brasileiro. A maneira como os impostos federais são divididos entre os níveis de governo (União, Estados e Municípios) é questionada por muitos. No final do ano passado, o governo federal enviou ao Congresso Nacional o pacote de medidas conhecido como Plano Mais Brasil. Entre as medidas, está a Proposta de Emenda Constitucional para alterar o Pacto Federativo. Para comentar o assunto, o programa recebe, presencialmente, o Secretário Executivo de Relações Federativas e Metropolitanas da cidade de SP, Ricardo Tripoli. Remotamente, participam do programa a advogada e professora de direito financeiro e constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Lais Porto, e o cientista político e coordenador do mestrado em gestão e políticas públicas de FGV, Cláudio Couto.

Na quinta-feira (9/7), data em que é celebrada a Revolução Constitucionalista de 32, a TV Cultura leva ao ar, às 20h15, o documentário A Guerra dos Paulistas, de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, produzido pela própria emissora.

Ao longo da semana, o público também poderá conferir matérias e entrevistas temáticas no Jornal da Tarde, às 12h30, e no Jornal da Cultura, às 21h15.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato