TV Cultura - Destaques da semana de 06 a 12 de julho

Reprodução
Conheça os destaques da programação da TV Cultura de 06 a 12 de julho.

Metrópolis

Nesta segunda-feira (6/7), o Metrópolis – no ar há 32 anos na TV Cultura – vem em nova fase. A atração passa por uma reformulação editorial, a fim de democratizar ainda mais o seu conteúdo e conquistar um público maior, levando arte e cultura de forma mais simples e acessível, não só ao público já iniciado na área. Sob direção de Marcos Maciel, com novo cenário, linguagem e identidade modernas e pautas que já nascem lincadas com os meios digitais, o novo Metrópolis aproxima ainda mais o real do virtual. Inicialmente, o programa terá uma edição de 5 minutos de duração, de segunda a quinta-feira, às 19h40; e de 30 minutos, às sextas-feiras, no mesmo horário, com produção também em estúdio na TV Cultura – que agora conta com um cenário moderno. Já aos domingos, a partir das 20h, ele apresenta um compilado das melhores edições da semana.


Roda Viva – Fernando Haddad

Nesta segunda-feira (6/7), o ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação Fernando Haddad é o convidado do Roda Viva. Em pauta, entre outros temas, a viabilidade de uma frente ampla em defesa das instituições e da democracia, as divisões internas no PT em relação a essa frente e na oposição ao governo Jair Bolsonaro e o risco de isolamento do partido na esquerda. A bancada de entrevistadores é formada por Bela Megale, colunista do jornal O Globo; Ricardo Balthazar, repórter especial do jornal Folha de S.Paulo; Flávio Costa, escritor e repórter do portal UOL; Andrea Jubé, repórter de Política do jornal Valor Econômico; Vera Rosa, repórter do jornal O Estado de S.Paulo em Brasília. E ainda, a participação remota do cartunista Paulo Caruso. Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar às 22h, ao vivo, na TV Cultura, no site da emissora, Twitter, Facebook, YouTube e LinkedIn.

Experimentos Extraordinários – Eficiência Máxima

No episódio desta terça-feira (7/7), Iberê e sua equipe enfrentam um desafio depois da transmissão do programa atrasar cinco minutos. A produtora Camila faz de tudo para que a equipe siga eficiente e o programa entre no ar no horário certo. Assim, não precisarão sofrer as consequências das ameaças de Úrsula. A atração é exibida às 19h45, na TV Cultura.

#Provoca – Clóvis de Barros Filho

Nesta terça-feira (7/7), Marcelo Tas entrevista, remotamente, o jornalista e professor Clóvis de Barros Filho no #Provoca Em Casa. Na edição, eles conversam sobre memórias, afetividade, felicidade e as várias faces do desejo – tema explorado por Clóvis em seu livro Desejo: Inclinações do Corpo, Conjecturas da Alma. Vai ao ar às 22h15, na TV Cultura e no canal oficial do programa no YouTube.

Café Filosófico Expresso – Ira e literatura marginal

O Café Filosófico Expresso desta terça-feira (7/7) vai ao ar 23h, na TV Cultura, com questionamentos acerca da ira, mais um dos sete pecados capitais. No episódio, os escritores Férrez e Lourenço Mutarelli percorrem um trajeto desde a loja 1Dasul, empreendimento do Férrez, até o Café da Neide. No percurso, o livro disparador para a reflexão é o Manual Prático do Ódio, escrito por Férrez, que leva a discutir a raiva como um escape para a criação literária, o direito da ira na escrita e outros temas.

Revista do Esporte – Arnaldo Ribeiro

O Revista do Esporte desta quarta-feira (8/7) vai ao ar com as principais notícias do mundo esportivo da semana. E ainda traz o jornalista Arnaldo Ribeiro para compor a conversa. Apresentado por Vladir Lemos, vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Opinião Nacional – Pacto Federativo

O Opinião Nacional desta quarta-feira (8/7) parte da programação da semana especial sobre a Revolução Constitucionalista de 32, intitulada São Paulo, Sempre à Frente de seu Tempo, e fala sobre Pacto Federativo. A maneira como os impostos federais são divididos entre os níveis de governo (união, estados e municípios) é questionada por muitos. No final do ano passado, o governo federal enviou ao Congresso Nacional o pacote de medidas conhecido como Plano Mais Brasil. Entre as medidas, está a Proposta de Emenda Constitucional para alterar o Pacto Federativo. Para comentar o assunto, o programa recebe, presencialmente, o Secretário Executivo de Relações Federativas e Metropolitanas de São Paulo, Ricardo Tripoli. Remotamente, participam do programa a advogada e professora de direito financeiro e constitucional do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) Lais Porto e o cientista político e coordenador do mestrado em gestão e políticas públicas de FGV Cláudio Couto. Apresentado por Andresa Boni, o programa vai ao ar às 22h15, na TV Cultura.

Noturno – Jimmy Burns

Nesta quarta-feira (8/7), estreia a série de shows do Noturno. O público pode conferir no primeiro episódio o lendário bluesman da geração de ouro, vocalista e guitarrista norte-americano Jimmy Burns. Atração internacional da 5ª Edição do Festival BB Seguros de Blues e Jazz, ele sobe ao palco acompanhado pela Bruno Marques Band. Durante o show, apresenta clássicos do blues e canções de sua discografia, como Night Time Again, Back to The Delta, Leaving Here Walkin e outras. Vai ao ar às 22h45, na TV Cultura.

Papo de Mãe – Carteirinha de Vacinação

O Papo de Mãe desta quinta-feira (9/7) fala sobre a importância da vacinação para as crianças, adolescentes e também adultos. Cristiane Andreotti, que tem dois filhos, e a pediatra Karina Soares são as convidadas para conversarem sobre o assunto, que também se estende para as fake news e campanhas de vacinação. Apresentado por Mariana Kostcho e Roberta Manreza, vai ao ar em novo horário, às 19h10, na TV Cultura.

A guerra dos Paulistas

Na quinta-feira (9/7), data em que é celebrada a Revolução Constitucionalista de 32, a TV Cultura leva ao ar, às 20h15, o documentário A Guerra dos Paulistas. A direção de Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi, a produção integra a programação da semana especial sobre a Revolução Constitucionalista de 32, intitulada São Paulo, Sempre à Frente de seu Tempo. Produzido pela própria TV Cultura, o filme conta em detalhes esse momento da história pouco conhecido pelo grande público, durante o qual morreram mais brasileiros do que na 2ª Guerra Mundial.

Cinematógrafo ­– O Que é o Cinema Brasileiro

O Cinematógrafo vai ao ar a partir desta sexta-feira (10/7), em novo horário, às 20h15, na TV Cultura. No primeiro episódio desta temporada é explorado como surgiu o cinema brasileiro, quais foram os primeiros filmes produzidos em terras tupiniquins e quais os principais precursores da sétima arte no Brasil.

As Coisas Que Você Precisa Saber – O Clima

Na sexta-feira (10/7), a série As Coisas Que Você Precisa Saber fala sobre o clima. Perguntas que nos fazemos desde crianças, como “por que o céu é azul?”, “o que é uma nuvem?” ou “o que fazer para não ser atingido por um raio?” são analisadas por especialistas, que tentam encontrar as respostas por meio de gráficos em movimento divertidos. Os resultados podem ser surpreendentes. Vai ao ar às 20h45, na TV Cultura.

Cultura Livre – Livia Nery

No Cultura Livre desta sexta-feira (10/7), a compositora e cantora baiana Livia Nery apresenta seu disco de estreia, Estranha Melodia. Livia canta Estranha Melodia, Beco do Sossego, Sintonia de Amor, Instinto e outras composições de autoria própria. Além dela, ao longo do programa tem uma matéria sobre jornalismo musical com Pedro Antunes. Para finalizar a exibição, uma preciosidade do acervo da emissora com Zulu Araújo e Banda Olodum. Apresentado por Roberta Martinelli, vai ao ar às 18h, na TV Cultura.

Jornal da Cultura

A partir do dia 11/7, o Jornal da Cultura ganha mais 15 minutos de exibição aos sábados. Comandado por Ana Paula Couto e Karyn Bravo, o jornalístico apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo, sempre com comentários de especialistas. Vai ao ar de segunda a sábado, às 21h15, na TV Cultura.

Doc. Mundo – Red Bull: o destino não pergunta

Neste sábado (11/7), é exibido na TV Cultura o documentário inédito Red Bull: o destino não pergunta. O enredo conta a história de Paul Basagoitia, ciclista profissional que sofreu uma lesão medular. Depois disso, ao ficar paraplégico, a batalha de sua recuperação se desdobra em tempo real por meio de imagens que compõem a edição. A produção da Wings For Life, fundação de pesquisa, sem fins lucrativos, da medula espinhal, também conta a história de outros sobreviventes. A faixa Doc. Mundo vai ao ar em novo horário, às 22h15.

Sr. Brasil – Especial de 15 anos

O Sr. Brasil celebra 15 anos e, neste domingo (12/7), vai ao ar um especial comandado por Rolando Boldrin. A edição conta com grandes nomes que estiveram presentes na trajetória do programa, como Ney Matogrosso, Teresa Cristina, Zé Renato, Célia e outros. A atração inicia com Boldrin declamando o poema sobre O Avô de Jesus. Vai ao ar às 9h, na TV Cultura.

Planeta Terra - Vale de Água e Fogo – Depois da chuva

No domingo (12/7), é exibida no Planeta Terra a série Vale de Água e Fogo. O segundo episódio mapeia a mudança sazonal no Vale de Luangwa, na Zâmbia, desde as primeiras chuvas, e mostra como fica a vida animal no período em que não há mais chuva. Nos meses que antecedem a seca, é tempo para que as plantas e animais aproveitem os legados da água na região. A edição inédita vai ao ar às 17h.

Persona – Lilia Cabral

A atriz Lilia Cabral é a convidada do Persona deste domingo (12/7). Na edição, ela conta sobre sua trajetória no meio artístico, as dificuldades que enfrentou e relembra bons momentos. A entrevista é comandada por Fernando Neves e Nair Cristina, com mediação de Atílio Bari. O programa vai ao ar, agora em novo horário, às 21h30, na TV Cultura.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato