Acervo Musical celebra o Dia dos Pais com astros neste sábado na TV Brasil

Divulgação TV Brasil
Na véspera do Dia dos Pais, a TV Brasil exibe uma edição do programa Acervo Musical em homenagem a personalidades que deixaram uma prole na cena artística do país neste sábado (8), às 21h. A atração que resgata a relação de pai e filho no cancioneiro nacional já está no aplicativo EBC Play.

O programa festeja a data com a trilha sonora de pais que formaram famílias de sucesso no universo da música. A produção exibe performances de astros que influenciaram os filhos ao resgatar shows de veteranos como Martinho da Vila e Arlindo Cruz, além de performances de ídolos que já partiram como Luiz Gonzaga, João Nogueira, Moraes Moreira e Jair Rodrigues.

Esses artistas criaram um repertório composto por clássicos que são compilados com boas histórias no papo dos apresentadores Bia Aparecida e Waldecir de Oliveira. Com trajetórias marcantes, esses músicos serviram de exemplo para os filhos com obras que atravessam gerações.

A emissora pública recupera hits que marcaram época e estão na memória afetiva do brasileiro como "Saudade do Velho", na interpretação de Luiz Gonzaga; "Poder da Criação", com o bamba João Nogueira; "Recriando a Criação", com o também sambista Martinho da Vila.

Arlindinho segue a nobre linhagem do samba a partir do querido Arlindo Cruz na faixa "É corpo, é alma, é religião". Composições da MPB também estão na programação do canal: "Pequeno Burguês", com Jair Rodrigues, e "Colégio Aplicação", com Moraes Moreira.

Bastidores e história das canções

O Acervo Musical seleciona canções que se popularizaram pelas ondas do rádio e na tevê a partir de pesquisa no conteúdo do vasto acervo preservado pela TV Brasil, com registros da antiga TVE do Rio de Janeiro, e da discoteca das Rádios MEC e Nacional.

O encontro com a memória da música essa semana lembra dos primeiros heróis e companheiros de aventura de muitas crianças: os pais. Nem toda relação com os filhos é maravilhosa, mesmo assim merece o devido respeito, como a de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha. Após anos de tribulação, os dois se entenderam graças à cultura.

A conciliação foi marcada pela gravação de uma composição de Gonzaguinha pelo pai, em 1964. Para celebrar esses dois monstros da música brasileira, o Acervo Musical resgata uma apresentação do Rei do Baião cantando "Saudade do Velho" no programa "Chão de Estrelas", da TVE/RJ, em 1983.

A relação do astro Diogo Nogueira com seu pai, o saudoso João Nogueira, tem destaque. A apresentação selecionada foi ao ar em 1999. A TV Brasil resgata o último show gravado por João Nogueira antes de sua morte em que entoa o sucesso "Poder da Criação", obra regravada por seu filho anos depois.

Hoje, Diogo Nogueira, apresentador do consagrado programa musical Samba na Gamboa, tem carreira consolidada na cena artística do país com grandes sambas que o destacam como um dos principais nomes da nova geração do gênero.

Martinho da Vila, entidade viva do samba, também comprova que o fruto não cai longe do pé. Por isso, o trecho que a emissora pública seleciona para esse episódio traz o bamba com parte de sua prole no projeto Seis e Meia, de 1988, em que soltam a voz na música "Recriando a Criação".

Curiosidades e boas lembranças de Moraes Moreira e Davi Moraes, da família de Jair Rodrigues e do sambista Arlindo Cruz com Arlindinho também estão nesta edição inédita do Acervo Musical que festeja os laços de sangue entre pai e filho embalados por composições inesquecíveis.

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato