Caco Barcellos e a equipe do 'Profissão Repórter' mostram histórias da pandemia no Brasil nos telejornais da Globo

Reprodução
Caco Barcellos e os jovens jornalistas do 'Profissão Repórter' já estavam acostumados a mostrar os bastidores da notícia e a humanidade dos personagens envolvidos em cada história. Durante a pandemia de coronavírus, que atingiu em cheio o Brasil, não foi diferente. A nova temporada do programa ainda não estreou, mas nos últimos meses a equipe pode ser vista em mais de 60 matérias relacionadas ao tema, exibidas nos programas e telejornais da TV Globo. Com um jeito inconfundível e olhar próprio, mostram a realidade dos hospitais, a rotina dos médicos, a angústia das famílias dos doentes e as mudanças causadas pela pandemia
 
“Mantivemos a dinâmica de antes, trocando ideias e fazendo reuniões. A equipe segue ativa, produzindo como antes e, enquanto o programa não volta à programação, nossas matérias estão distribuídas. O país está em transformação e continuamos acompanhando essa nova realidade, mostrando seus novos aspectos, para tentar responder que novo Brasil é esse que está se formando. Produzimos matérias especiais, com mais profundidade, além da cobertura diária factual”, explica Caco Barcellos. 
 
Em matérias exibidas no ‘Fantástico’, por exemplo, acompanharam o trabalho do Hospital Geral da Vila Penteado, referência no combate à pandemia; e a equipe médica do Hospital Geral da Vila Penteado, ambos em São Paulo. Neste último, foram gravados, durante cinco dias,  momentos da rotina de trabalho dos médicos, as decisões difíceis e a luta até o último minuto na tentativa de salvar pacientes graves. A equipe de Caco Barcellos também mostrou a dificuldade de familiares e amigos em se despedir de vítimas da covid-19.
 
No ‘SP1’, apresentaram rappers que usam a música para conscientizar as comunidades paulistas sobre os riscos do coronavírus e a importância da higiene e do distanciamento social; e acompanharam famílias que, na porta do  Hospital Tide Setúbal, em São Paulo, esperavam dia após dia a divulgação do boletim médico de pacientes internados – momentos diários de tensão, dor e esperança. A triste realidade do desemprego, das escolas fechadas e da violência doméstica, que fez muitas famílias perderem suas casas e irem morar na rua, também foi pauta de reportagem no jornal local.
 
Um estudo publicado na revista The Lancet com a previsão de que entre 50% e 80% da população mundial poderiam contrair coronavírus e a estimativa de letalidade para cada faixa etária foi tema de matéria da equipe do ‘Profissão Repórter para o ‘Jornal da Globo’. Assim como a rotina de Paraisópolis, segunda maior favela de São Paulo, que faz a própria gestão da crise de saúde. 
 
Todas as matérias já produzidas pela equipe do ‘Profissão Repórter’ durante a pandemia estão disponíveis no Globoplay. 

O Universo da TV

O Universo da TV é o site perfeito para quem quer ficar por dentro das últimas novidades da TV. Aqui, você encontra notícias sobre TV paga, programação de TV, plataformas de streaming e muito mais. É o único site que oferece uma cobertura completa da TV, para que você nunca perca nada. facebook instagram twitter youtube

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do O Universo da TV.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato